segunda-feira, 28 de maio de 2012

Exemplo gaúcho é base para acordo nacional de normas em frigoríficos


Os trabalhadores do setor frigorífico brasileiro estão na expectativa da aprovação de uma Norma Regulamentadora que modifica a relação trabalhista da categoria. Entre as regras sugeridas, está uma norma que propõe pausas de 10 minutos a cada 50 minutos trabalhados.
Este exemplo já é aplicado nas indústrias do Rio Grande do Sul, onde foi firmado um acordo entre indústrias, trabalhadores e Ministério do Trabalho. Segundo o presidente da Federação dos Trabalhadores das Indústrias de Alimentação do Estado, o índice de doenças ocupacionais diminuiu nos frigoríficos gaúchos. Além disso, Cairo Reinhardt destaca que a produtividade das indústrias aumentou.
- Comprovadamente, por pesquisa do Ministério Público e do Ministério do Trabalho, ficou constatado que a produtividade não reduziu por reduzir 10 minutos por hora na jornada de trabalho, e até aumentou, com o aumento da satisfação dos trabalhadores e reduziu a rotatividade nas empresas - avalia.
Além do Rio Grande do Sul, Santa Catarina também já cumpre esta norma. Hoje o Estado conta com pelo menos 50 mil trabalhadores nas indústrias frigoríficas, conforme o dirigente. Reinhardt salienta que metade desses trabalhadores são mulheres.
Entre outras medidas que estão sendo negociadas nacionalmente estão a redução da jornada de trabalho de 7 horas e 20 minutos para 6 horas diárias, fornecimento de lanche pelas empresas a cada 3 horas de trabalho, piso salarial de R$ mil e mudança no sistema médico do trabalho. A expectativa dos trabalhadores é que a norma seja aprovada até outubro.
FONTE: CAMPO E LAVOURA

Nenhum comentário: