segunda-feira, 11 de junho de 2012

RS: programa de rastreabilidade bovina quer identificar 100% do rebanho gaúcho



Na tarde de hoje (11), a Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Agronegócio (Seapa) realizou, no Salão Nobre da Associação/Sindicato Rural de Bagé, uma reunião com produtores rurais para explanar as ações realizadas em favor do programa de rastreabilidade bovina do Estado.

O evento foi aberto pelo Secretário Estadual da Agricultura, Luiz Fernando Mainardi, que relatou as etapas já efetivadas pelo Governo do Estado para viabilizar o programa. Segundo ele, a intenção é identificar 100% do rebanho gaúcho em cinco anos. 

“O Governo Federal, através da bancada gaúcha, aprovou uma verba estimada em mais de 25 milhões de reais para o programa de rastreabilidade. Este investimento, somado aos já disponibilizados pelo Governo do Estado, vai ser utilizado para tecnologia, reestruturação dos espaços físicos e de transporte das Inspetorias Veterinárias, bem como, do acréscimo de pessoal, através da abertura de editais para concurso público. Queremos que o rebanho gaúcho esteja 100% identificado num prazo de cinco anos”, afirmou Mainardi, que acrescentou: “Queremos que este programa fique para o Estado e não seja apenas uma ação de Governo. Ele deve ter sequência em outras gestões para que tenha êxito, do contrário, nem implantamos.”

As ações do programa foram apresentadas pela supervisora regional da Inspetoria Veterinária e Zootécnica de Bagé e coordenadora da Câmara Setorial da Carne, Ana Suñé. Ela e outros integrantes ligados à Secretaria da Agricultura estiveram visitando outros países, como Uruguai e Bélgica, observando programas de rastreabilidade que obtiveram sucesso e são bem aceitos por países importadores. “O Rio Grande do Sul tem status suficiente para se diferenciar dos demais estados brasileiros. Temos um rebanho e um ambiente sem igual no país, por isso, temos que agregar valor ao produto carne, e o programa de rastreabilidade bovina está aí para nos auxiliar.” 

Ana frisou ainda que o programa será um forte aliado, muito especialmente, quanto a sanidade animal, uma vez que, a intenção é ser um Estado com um rebanho totalmente livre de doenças.

A reunião também teve a participação ativa dos produtores – cujos, muitos deles, têm suas propriedades cadastradas na Lista Trace - que, ao final, expuseram sua opinião que, de acordo com Ana, será considerada para melhorias do programa.

Fonte: Rural de Bagé 

Nenhum comentário: