domingo, 3 de março de 2013

lobby dos gigantes tenta inviabilizar pequenos


Grandes frigoríficos e gigantes do agronegócio, que monopolizam o comércio de produtos de origem animal, fazem lobby poderoso, em Brasília, para impedir mudanças no Sisbi, sistema de inspeção oficial. O objetivo das mudanças é ampliar a adesão de pequenas e médias agroindústrias ao sistema de inspeção, nas esferas federal, estadual ou municipal. Com seus produtos certificados, pequenas empresas podem vendê-los em todo o País e não apenas localmente, como hoje é feito.
Nem pensar – Com as mudanças, será possível inspecionar e fiscalizar produtos de origem animal com mais abrangência. Os gigantes detestam a idéia.
Experiência piloto – Em Santa Catarina, a adesão de um consórcio de municípios ao Sisbi/Suasa gerou incremento de 200% na venda de produtos.
Mais segurança  – Outro objetivo das mudanças no sistema é garantir mais segurança naqualidade do que é consumido, além de democratizar o mercado.
Comitê gestor – Membros dos ministérios da Agricultura e Desenvolvimento Agrário e Anvisa compõem o comitê gestor a ser criado. Os grandes não querem.
fonte:JORNAL DA MIDIA

Nenhum comentário: