quinta-feira, 7 de março de 2013

OPINIÃO sobre Reposição de Gado no RS



Há muito tempo ouço falar, por pessoas de muita experiência, de que quem segura uma mercadoria esperando vender por seu preço top, acaba vendendo, na realidade, já na curva de baixa de preços.
Especificamente falando sobre a reposição de gado no RS, tenho notado um movimento muito semelhante por parte dos produtores. A maioria do pessoal com quem tenho conversado possui animais de reposição para vender, mas dizem que estão segurando pois querem mais preço.
Vamos refletir: se comparado ao preço do gado gordo, a reposição está com bons preços, e ainda por cima, não temos previsões de grande subas no que se refere ao gado gordo. Mudanças climáticas com o fim do verão e começo do outono/inverno começam a ser sentidas, e com isso, perda de qualidade e quantidade nos pastos, além de novos projetos (como para o trigo, por exemplo) em regiões (serra) grandes consumidoras deste tipo de animais de que estamos falando.
Portanto, cuidado, pois se algum desses fatores se acelerarem, a oferta CONCENTRADA de gado será grande, e com isso, estaremos literalmente presos à lei da " ofertaXprocura ", mas ao mesmo tempo em que falo de fatores que podem facilitar a queda de preços, podemos apresentar o outro lado da moeda, que é a procura de animais para restevas de arroz, de pastagens deixadas na área de soja, ou bom andamento das pastagens nativas etc. Portanto, pense e repense suas decisões, pois cautela e canja de galinha nunca fizeram mal para ninguém!
Eduardo Lund
Médico veterinário / Lund Negócios.

Nenhum comentário: