domingo, 12 de maio de 2013

Lavras tem seu valor!


Faz anos que me ensaio para acompanhar a Feira de Terneiros de Lavras do Sul, pois sempre me comentaram da qualidade dos animais e da organização do evento. Um compromisso aqui e outro assunto ali e passaram-se aos anos. Pois bem, neste ano, consegui participar da feira e ainda, de lambuja, levei alguns produtores que trabalho no Paraná também.
Confirmou-se o que me diziam e, provavelmente, Lavras é a melhor feira de terneiros do RS. Não afirmo mais categoricamente que com certeza esta é melhor feira do Estado, porque não conheço todas e pode ter alguma surpresa escondida em algum rincão.

Por que Lavras tem a posição de melhor feira do RS?
Volume – a feira, em 2013, ofertou 3,4 mil terneiros e assim passa a ser muito boa opção para compradores de todos os portes. Em mais de 190 lotes, o produtor encontrará a raça, cruzamento, peso e outras características que busca;Padronização – os produtores estão dedicados a oferecer lotes padronizados (em raça, porte, peso, etc) e esta é uma característica que tem valor econômico ao terminador; Informação – as informações são disponíveis e claras no catálogo. Adicionalmente, alguns produtores ainda se empenham em melhor informar sobre as características da propriedade e do sistema de produção dos lotes à venda (manejo alimentar, sanidade, genética, etc); Organização – a feira está organizada para bem receber o comprador. Os lotes estão todos prontos de manhã (apartados, identificados, etc) e com o catálogo disponível para revisão. Isto parece muito simples e básico, mas lhes garanto que não é o mais usual nas nossas feiras de terneiros; Foco no comprador – existe trabalho e empenho para que o comprador se sinta seguro e confortável para participar. Exemplos: a) a ordem de entrada é a mesma ordem do catálogo; b) o valor do lance é convertido, automaticamente, em R$/kg em um painel visível por todos; c) o horário divulgado é cumprido e, mesmo como grande volume de animais, o leilão terminou, aproximadamente, às 20h30min; d) o ambiente é aconchegante e caprichado. Em 2013, foram instalados até equipamentos de ar condicionado na pista de remate para bem receber os visitantes. Parabéns ao Sindicato Rural e ao Núcleo de Produtores de Lavras! A região tem vocação para a cria e os produtores estão agindo para explorar bem esta situação. Fui muito bem recebido por lá e fiquei muito satisfeito em ver que temos muita gente fazendo o que deve ser feito. Já estou com vontade de voltar!


FONTE: Fernando Furtado Velloso
















Nenhum comentário: