A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) informou ao Portal DBO ter entregue ao Ministério da Agricultura o protocolo para segregação de animais que vierem a ser tratados com beta-agonistas, substâncias melhoradoras de desempenho, por enquanto suspensas no País.
O Presidente do Fórum Nacional Permanente da Pecuária de Corte da CNA, Antenor Nogueira, não adiantou o conteúdo do documento. Ele esclarece que a elaboração do texto não teve participação da indústria frigorífica, que estaria trabalhando nas regras para segregação dentro das plantas de abate.
A aprovação do protocolo deve permitir que as substâncias zilpaterol e ractopamina possam finalmente ser comercializados para bovinos.
O uso em suínos está liberado desde 2001. Em bovinos, foi suspenso em 1º de novembro de 2012, em razão de pressões de importadores como Rússia e União Europeia, maiores compradores carne bovina brasileira, que restringem o uso do aditivo. A União Europeia não compra animais alimentados com beta-agonistas, enquanto a Rússia não admite carnes com resíduos dos produtos.
Procurado por DBO, o Mapa não confirmou a informação.
Fonte: Portal DBO
Nenhum comentário:
Postar um comentário