Avanço se deu sobre áreas de arroz e de pecuária e deve ser percebido como aliado na produção, dizem especialistas
Gisele Loeblein
As lavouras de verão tiveram um avanço de 14% nos últimos 10 anos no Rio Grande do Sul. Na safra passada, só a soja teve uma expansão de 600 mil hectares no Estado. Desse total, 320 mil hectares cresceram em área de campo, utilizadas para a pecuária, e 280 mil hectares em áreas de arroz.
Os dados foram apresentados nesta sexta-feira durante a 49ª Etapa do Fórum Permanente do Agronegócio, realizada em Alegrete na Fronteira Oeste. O evento coloca em debate o tema De Onde Virão os Terneiros?. As lavouras de verão, porém, podem beneficiar a pecuária de corte.
— A integração lavoura-pecuária vem nos beneficiando, sobretudo em áreas de arroz na Metade Sul — observou o professor do departamento de zootecnia da UFRGS, José Fernando Piva Lobato.
A rotação das culturas pode ter impacto positivo na alimentação dos animais. E a nutrição tem papel fundamental na eficiência reprodutiva.
— Temos de buscar alternativas para adaptar a lavoura de inverno à subsequente, quando ela existe — observou a zootecnista Luciana Pötter, que trabalha no laboratório de Pastos & Suplementos da Universidade Federal de Santa Maria.
Fonte: ZERO HORA
Nenhum comentário:
Postar um comentário