sexta-feira, 16 de agosto de 2013

VIII Concurso de Carcaças Angus enfatiza potencial genético e aptidão da raça para carne de qualidade

O evento abre as portas para os produtores exibirem os novilhos, e trocar experiência
Com o objetivo de valorizar a qualidade produzida pelos produtores de Angus do Rio Grande do Sul (MS), demonstrar o potencial da genética Angus para produção de carne de qualidade e permitir o intercâmbio de tecnologia entre os produtores participantes, o Programa Carne Angus Certificada, da Associação Brasileira de Angus, em parceria com o Grupo Marfrig (São Paulo/SP), promove em 13 de setembro o VIII Concurso de Carcaças Angus RS. O evento acontece na unidade do Marfrig em Alegrete (RS).
O produtor gaúcho de carne Angus sabe que a participação neste evento é uma oportunidade para mostrar a qualidade dos novilhos que produz e para a troca de experiências com outros produtores de excelência. Em mais esta edição, o Concurso de Carcaças faz jus ao seu slogan: Os Melhores Produtores em um Show de Qualidade, comenta o diretor do Programa Carne Angus Certificada, Reynaldo Salvador.
As apostas são grandes e a disputa será acirrada. Além disso, podemos enfatizar o intercâmbio entre os participantes, que por meio do acompanhamento do abate técnico e da interação com os profissionais da indústria, levam para suas propriedades conhecimentos e experiências uns dos outros, afirma o gerente do programa de certificação da entidade, Fábio Medeiros.
Todos os lotes participantes receberão uma premiação adicional de 5% acima da tabela do Programa Carne Angus Marfrig RS. Para os lotes campeões de categoria a bonificação será de 10% acima da tabela. Esta premiação acumulada (concurso + tabela) proporcionará aos animais participantes do concurso valores muito superiores aos praticados no mercado, permitindo que o produtor participe com o que produz de melhor em sua propriedade, explica Medeiros.
O Concurso de Carcaças permite ao produtor visualizar que é possível obter melhores resultados e consequentemente gerar maior eficiência para a indústria, além de melhor atender o consumidor final. Com o Programa Carne Certificada Angus, por exemplo, o prêmio ao produtor pode chegar a 10%. Outra virtude de eventos como este é a integração gerada na cadeia produtiva, no qual associação, produtores, indústria e fornecedores de insumos avaliam juntos todo o processo de criação dos animais, entendendo e reciclando vários conceitos e técnicas aplicadas aos sistemas de produção.
“Este concurso é uma via de mão dupla, enquanto a premiação gera estímulo ao trabalho do produtor rural, a tecnologia usada para essa manutenção fica disponível para outros pecuaristas testemunharem que é possível adequar seus animais à indústria, ao mercado e ao consumidor”, finaliza Fábio Medeiros, lembrando que o abate técnico será realizado na unidade de Alegrete da Marfrig, em 13 de setembro, sendo realizado em categorias de animais definidos e cruzados de forma separada.
Podem participar do concurso lotes com no mínimo 22 cabeças de machos ou fêmeas. Os interessados podem efetuar a inscrição no junto a Associação Brasileira de Angus até 2 de setembro.
Julgamento. Será realizado por profissionais do Programa Carne Angus e da indústria.
Fonte: Programa Carne Angus Certificada – Associação Brasileira de Angus

Nenhum comentário: