quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Consumidor terá papel decisivo na produção de carne, diz especialista uruguaio

Fabio Montossi reforça necessidade dos pecuaristas estarem atentos às exigências do mercado

Consumidor terá papel decisivo na produção de carne, diz especialista uruguaio Renato Bairros/Agencia RBS/
Produtores precisam estar atento às demandas vindas do consumidorFoto: Renato Bairros/Agencia RBS
A exemplo do Brasil, o Uruguai também viu a agricultura avançar sobre áreas de pecuária. Nos últimos cinco anos, mais de 1 milhão de hectares foram convertidos em lavoura no país vizinho. A realidade exigiu ajustes na produção de carne, afirma Fabio Montossi, diretor do Programa Nacional de Investigação para a Produção de Carne e de Lã do Instituto Nacional de Investigação Agropecuária (Inia).

Entre as necessidades atuais, a de estar atento às demandas vindas do consumidor, que cada vez mais influenciarão a maneira como a produção será desenvolvida. Itens como ambiente e responsabilidade social ganham peso nos sistemas de produção.

– O consumidor está mudando a maneira de pensar e, se não mudarmos, podemos perder uma oportunidade comercial – afirmou durante palestra no fórum De Onde Virão os Terneiros, realizado em Santa Maria nesta terça-feira.

O Uruguai tem hoje um rebanho de 11,5 milhões de bovinos e um abate de 2,3 milhões de cabeças ao ano. Oitenta por cento dessa produção é destinada à exportação.
ZERO HORA

Nenhum comentário: