sexta-feira, 28 de março de 2014

RS: provedor de carne de qualidade mas com uma lacuna enorme de potencial de produção por área – coisa pouco explorada e difundida – Luis Felipe Moura Pinto

Luis Felipe Moura Pinto, diretor técnico da Agropecuária Ponderosa Ltda, em São Paulo, e da Scalzilli Agropastoril Ltda, no Rio Grande do Sul.
Captura de Tela 2014-03-26 às 11.22.41
BeefPoint: Conte para nós qual o principal tema que será abordado em sua palestra no BeefSummit Sul. Quais os principais pontos da sua palestra?
Luis Felipe: O tema principal é o estudo de caso do sistema de produção a pasto da empresa e um de seus componentes mais importantes que é o projeto de irrigação de campo nativo com pivô central.
Luis1
BeefPoint: Atualmente, qual o maior desafio da pecuária de corte no Sul do país?
Luis Felipe: Aumentar os índices de produtividade e de desfrute. Entender qual a verdadeira importância do estado para a pecuária nacional, posicionando-se como um estado provedor realmente de carne de qualidade mas que também possui uma lacuna enorme de potencial de produção por área – coisa pouco explorada e difundida.
BeefPoint: Na sua visão, como podemos agregar valor a carne bovina do Sul do Brasil de forma diferente e especial em outros países? 
Luis Felipe: Por meio somente de programas de certificação da carne. Selos de garantia de origem e de animais certificados, geram confiança e credibilidade junto ao consumidor. Uma regra para mim é clara: Faça o que o consumidor quer e necessita. O resto é fácil.
Screen shot 2014-03-20 at 5.27.13 PM
BeefPoint: Em sua opinião, o que deve ser feito para aumentar o envolvimento dos jovens na agropecuária? 
Luis Felipe: Com o incentivo dos filhos dentro do sistema produtivo. Eles serão as próximas gerações a cuidarem do negócio, mesmo que a empresa tenha deixado de ser familiar para empresarial.
BeefPoint: Qual inovação na pecuária de corte você mais gostou nos últimos anos? O que precisamos inovar? 
Luis Felipe: A implementação do uso da tecnologia da IATF. Revolucionou a produção das vacas, organizou os períodos de nascimentos, melhorou a genética dos animais. Precisamos ainda ao meu ver, cuidar mais das questões sanitárias e de controle de zoonoses. Muita lacuna de serviços neste sentido.
Screen shot 2014-03-20 at 5.28.05 PM
BeefPoint: Em sua opinião, qual país tem se destacado na pecuária, por quê? O que o Brasil precisa aprender com esse país? 
Luis Felipe: Gosto muito do modelo da Austrália. Simples, organizado e muito profissional. Sabem o que necessitam para produzir e conhecem o mercado que atuam nas vendas. O Brasil tem que se espelhar em países assim, até pela adversidade climática que passam, como se viu este ano. E no Brasil? Bom no Brasil salvo algumas épocas pontuais, mas as regiões com vocação para pecuária possuem boas condições climáticas. Isso ainda não é o problema determinante em nosso país.
BeefPoint: Qual a principal característica da pecuária de corte gaúcha? Qual característica precisa ser melhorada nesta pecuária que é uma das mais tradicionais de nosso país?
Luis Felipe: Uma pecuária que explora basicamente o mérito genético dos animais e muito pouco da planta forrageira. Apesar de existirem muitos trabalhos que mostram o potencial produtivo dos pastos no Rio Grande do Sul, pouco se faz em nível de campo.
Contudo a presença de animais de raças europeias e britânicas tem potencial produtivo elevado para qualidade de carne, até um contra-senso uma vez que a pastagem deveria ser melhor. Acontece que os animais bem terminados no estado usam muitas áreas de pastagens cultivadas, especialmente no inverno e aí a terminação tem menos influência de baixo ajuste entre oferta e demanda.
Deveria-se melhorar a produtividade dos campos em épocas que exista potencial de crescimento do pasto. O RS possui ainda um espaço grande para agregar desempenho individual com um bom aumento das taxas de lotação, mesmo que em áreas menores (módulos de produção) dentro das fazendas.
foto 3
BeefPoint: Qual exemplo de pecuarista do futuro no Sul do Brasil hoje? Quem você mais admira? 
Luis Felipe: Admiro o Dr. Eduardo Linhares da GAP Genética. Pessoa de muito poder de controle e entendimento do processo produtivo como um todo.
BeefPoint: O que você fez em 2013 que te trouxe mais resultados? 
Luis Felipe: Além da implementação das áreas irrigadas, alteramos um pouco o período de parição das vacas, colocando-as mais para início do verão e não do inverno / começo da primavera. Isso teve um impacto grande na manutenção do escore corporal das vacas.
BeefPoint: O que você pretende fazer em 2014? Quais são seus planos? 
Luis Felipe: Aumentar a área irrigada e buscar ainda mais um patamar maior de produção por área. Acho que não estamos ainda no máximo do potencial destas áreas intensificadas.
Screen shot 2014-03-20 at 5.29.31 PM
BeefPoint: O que você mais gostaria de aprender no BeefSummit Sul?
Luis Felipe: Pretendo conhecer a experiência de pessoas envolvidas na pecuária do estado. Sempre se aprende com a troca de idéias e trabalho. Se aprendermos pelo menos uma coisa durante o dia, então esse dia estará ganho.
BeefPoint: Que mensagem você deixaria para os pecuaristas? 
Luis Felipe: Devemos acreditar na atividade e mudar os índices de produtividade. Se não se pensa assim, se existe o conceito de que outra atividade remunera mais, se sempre existe insatisfação por motivos internos da fazenda, acho melhor vender a propriedade. Viver outra vida.
Agora se existe o entendimento do contexto todo, se existe a vontade de mudar e principalmente de trabalhar….então faça isso e agradeça a Deus por ser um fazendeiro.
Screen shot 2014-03-20 at 5.27.44 PM
foto 1
fonte: Beefpoint

Nenhum comentário: