terça-feira, 23 de março de 2010

Carne teve média de margem de comercialização ao produtor de 30%

A análise do mercado de 2005 a 2009 revela que a média de margem de comercialização ao produtor foi de 30%, de 5% ao atacadista e de 64% ao varejista. Já na comparação anual (2008/2009), a margem de comercialização ao produtor passou de 32% para 27%, a do atacadista de 4% para 6% e a varejista de 63% para 67%. “Essa é uma cadeia em que a formação dos preços é feita de trás para frente, onde o varejo diz quanto quer pagar”, frisou na época o superintende do Imea, Seneri Paludo.
Esse intervalo de reais é preenchido por um termo econômico chamado de margem de comercialização, que embute os custos fixos e variáveis e os lucros de cada elo da cadeia da bovinocultura. Isso significa dizer que 73% da formação dos preços é composto da porteira para fora, ou seja, sem qualquer interferência da ponta primária deste elo produtivo que é o pecuarista.

Fonte: Diário de Cuiabá

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