domingo, 7 de março de 2010

Cotação do boi volta aos patamares de outubro

A escassez de animais terminados tem deixado o mercado firme em plena safra. No último mês, foram registradas altas em quase todas as praças consultadas pela
Scot Consultoria.

As exceções foram a região Oeste da Bahia e o Maranhão, praças onde a chuva não tem sido suficiente para manter as pastagens em boas condições. Ou seja, o pecuarista se vê forçado a entregar o gado e os preços caem.

Entretanto, em São Paulo os preços se mantiveram firmes, com pouca oferta e escalas curtas (3-4 dias), além de vários frigoríficos pulando dias da programação de abate. No último mês, a reação soma 2,65% e levando em consideração o início de 2010, 3,02%. A arroba voltou aos patamares verificados em outubro de 2009, com o preço de referência em R$77,50/@, a prazo, livre do imposto. Só aumentando o pagamento mesmo para que a oferta ensaie alguma reação.

Essa situação pode ser reflexo de um descarte de matrizes ainda mais intenso do que se pensava no período de preços baixos ao produtor, deixando, hoje, a oferta escassa e a reposição cara.

Nas praças vizinhas, que ajudam a abastecer São Paulo, a situação é semelhante. No Mato Grosso do Sul a valorização alcança 4% em um mês.

O que segurou um pouco e fez com que o mercado mostrasse uma reação mais intensa somente agora foi a lentidão da ponta consumidora. Entretanto, com o início do mês e a necessidade de repor os estoques, foi necessário subir o preço da arroba.

Além disso, o bom desempenho das exportações em fevereiro deu novo fôlego ao mercado. Houve alta de 10,9% para o volume e de 9,9% para o faturamento.

FONTE www.twitter.com/PantanalNews

Nenhum comentário: