domingo, 7 de março de 2010

Frigorífico é proibido de exportar para a União Europeia depois de fiscalização de rotina

Brasília – O Ministério da Agricultura autuou o frigorífico Arantes Alimentos e suspendeu a exportação das carnes produzidas pelo frigorífico à União Europeia (UE). Segundo o secretário de Defesa Sanitária do ministério, Inácio Kroetz, o motivo foi a falta de um documento que comprovasse a origem da carne enviada ao bloco econômico europeu.

"O Brasil tem o compromisso com a União Europeia de rastreabilidade da carne vendida ao bloco, mas o frigorífico não tinha a garantia de propriedades registradas", explicou nesta sexta-feira (5/3) o secretário.

No início de 2008, a UE embargou as compras da carne bovina brasileira e só voltou a importar meses depois, apenas de algumas fazendas auditadas, com o compromisso de que seguissem as exigências de rastreabilidade dos animais.

Segundo Kroetz, a ocorrência de agora não prejudicará a evolução das negociações para aumentar o volume dos embarques de carne bovina brasileira para a UE. “Estamos tranquilos porque todas as medidas foram tomadas adequadamente. O caso não põe em risco as exportações brasileiras e nem arranha a credibilidade do país", afirmou.

Em nota, o ministério informou que a irregularidade foi detectada em auditoria de rotina realizada nos estabelecimentos habilitados a exportar carne para a UE. Quando terminarem as apurações, o frigorífico deverá ser multado. Segundo o ministério, as autoridades sanitárias europeias já foram comunicadas. O governo pediu que as carnes exportadas pelo frigorífico autuado sejam apreendidas.

Kroetz ressaltou que o caso é específico com a UE porque é o único bloco que exige a rastreabilidade animal para a importação da carne bovina brasileira. De acordo com o secretário, as inspeções feitas com o produto apreendido, até o momento, mostram que ele está em bom estado para ser consumido e que seria apropriado para outros mercados.

FONTE CORREIO BRAZILIENSE

Nenhum comentário: