sexta-feira, 16 de abril de 2010

Com a arroba em alta, frigoríficos repassam aumentos no atacado

O atacado da carne bovina com osso em São Paulo voltou a trabalhar em alta na 1ª semana de abril. Análise da Scot Consultoria (Bebedouro, SP) aponta que se trata de um “movimento que reflete a alta da arroba do boi gordo no estado e em outras praças fornecedoras de matéria-prima para as indústrias paulistas”.
“Com a oferta de animais restrita, a valorização na cotação da arroba segue firme”, reforça Camila Brito Ortelan, da equipe de pecuária do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada da Universidade de São Paulo (Cepea/USP). De acordo com Camila, os frigoríficos consultados pelo Cepea têm se mostrado bastante apreensivos com o atual cenário que envolve as aquisições de animais prontos para o abate e a venda de carne.
Apesar das preocupações, as indústrias estão conseguindo repassar até o momento os aumentos para o mercado atacadista, fator que significa uma melhora nas margens de comercialização dos frigoríficos. Pesquisa recente realizada pela consultoria paulista revela que, em sete dias, algumas peças como o dianteiro avulso tiveram valorização de até 10%.
Entretanto, para a analista do Cepea/USP, a aceitação do consumidor em absorver os reajustes poderá estar próxima do limite. “Na primeira semana do mês é natural que haja um maior consumo de carne bovina e os preços, por sua vez, acompanham a tendência. Mas, a expectativa é que este comportamento não deverá se sustentar nos próximos dias no varejo”, observa Camila Brito Ortelan.

Fonte: Campo News

Nenhum comentário: