quinta-feira, 1 de abril de 2010

Emater classifica de excelente ganho de peso do rebanho no RS

Em decorrência da boa condição em que se encontra o campo nativo, assim como as pastagens estivais cultivadas, o rebanho bovino segue apresentando um excelente desempenho de ganho de peso e um bom Estado sanitário no Rio Grande do Sul, somente prejudicado pelo aumento do número de parasitas, tanto externos como internos, devido principalmente às condições favoráveis à sua reprodução.
A avaliação é da Emater, em boletim conjuntural desta sexta-feira (26) e mostra que dos parasitas, o carrapato é o que tem provocado maiores problemas devido à resistência a alguns produtos utilizados no seu controle, principalmente os empregados nos banhos de imersão.
Com a diminuição do excesso de umidade, diminui também os riscos dos animais contraírem a fasiolose, causada por parasita que vive em ambientes alagadiços e que provoca sérios danos ao fígado dos animais. Contudo, apesar deste aspecto negativo, na avaliação geral o balanço é positivo.
Concluída a prática de entouramento na maioria das zonas pecuárias, a expectativa dos criadores frente ao bom momento nutricional porque passa o rebanho é de que haja um bom número de nascimentos na próxima primavera. As boas condições nutricionais aumentaram a frequência de cio nas fêmeas, o que determinou um maior índice de prenhez entre as matrizes do rebanho. Está aumentando a oferta de animais aptos para o abate nas principais praças de comercialização do Estado, o que reflete o bom desempenho nutricional do rebanho na atual fase.

Fonte: Agência Safras

Nenhum comentário: