sexta-feira, 14 de maio de 2010

Argentina: frigoríficos ameaçam fechar plantas

Empresários do setor frigorífico da Argentina solicitaram ao secretário de Comércio Interior, Guillermo Moreno, que regularize imediatamente a possibilidade de concretizar embarques de produtos de carne bovina ao exterior para evitar que mais plantas sigam paralisando suas atividades para cortar perdas.
O pedido dos representantes do setor frigorífico, realizado na última sexta-feira, foi feito com uma contundência não observada até o momento. O fato é que a paralisação das atividades a nível massivo (assim como ocorreu na planta de San José da JBS) gerará uma situação social que poderia se tornar difícil de solucionar.
Diante da impossibilidade de dar uma resposta concreta ao pedido insistente das empresas, Moreno tentou acalmar os ânimos e prometeu que, durante essa semana, se constituirá uma "comissão de seguimento" formada por representantes do Comércio Interior, frigoríficos, supermercados e açougues, que estará encarregada de monitorar o abastecimento de carcaças e cortes bovinos aos preços oficiais "sugeridos".
Moreno disse que as permissões de exportação serão concedidas a partir da verificação do cumprimento efetivo do abastecimento do mercado interno, embora não tenha dado informações precisas, prometendo novidades sobre o tema para essa semana.

FONTE: A reportagem é do Infocampo, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Nenhum comentário: