sábado, 15 de maio de 2010

Escala de abate não aquece com o frio em MT

Com a chegada do frio, a tendência é que o pecuarista tire o seu gado do pasto e solta para o abate
A onda de frio em Mato Grosso chegou no último dia 08 de maio e continua fazendo frente ao calor do outono mato-grossense,antes mesmo da chegada do inverno, que no Brasil começa oficialmente no dia 21 de junho, às 9h26, com previsão de estiagem no sul do País e frio mais rigoroso em comparação aos dois anos anteriores. A baixa temperatura é termômetro certo para sabermos como anda a pecuária na região. Afinal, nesse período o gado perde peso, diminuiu a qualidade pastagem, que sofre com a restrição de umidade. Nesse caso, a tendência do pecuarista é tirar o boi gordo do pasto e mandá-lo para o abate, antes que tenha prejuízo.
“O que estamos vendo é que mesmo como uma semana de frio a média da escala de abate em Mato Grosso esta semana foi de apenas três dias, quando o normal seria aumentar com a oferta do boi gordo que deixa a pastagem por causa do frio. Isso significa que o pecuarista esta produzindo de acordo com a capacidade do mercado, para não ter uma oferta maior do que a procura”, explica o superintendente da Associação dos Criadores de Mato Grosso - Acrimat, Luciano Vacari. Ele ressalta que “essa movimentação é natural no período do inverno e isso mostra que o produtor está no caminho certo, de preparar o gado de acordo com sua conveniência”.
O reflexo disso é que o preço da arroba segue rumo a uma pequena recuperação, “mas ainda não permite que o pecuarista faça investimentos e aumente sua renda”. Vacari comenta que o preço da arroba nos últimos dias, que não ultrapassou R$ 73,00 à vista em Mato Grosso, só cobre os custos de produção. “Estamos dentro de uma linha de equilíbrio. Dizemos sempre, que quando a escala é menor do que 03 dias, o preço da arroba sobe, quando está acima de 05 dias, o preço da arroba cai. Vivemos um momento de maturidade do pecuarista e um reflexo do abate das fêmeas em 2005, 2006 e 2007. É um ciclo natural do setor”. As informações são de assessoria de imprensa.

FONTE: Agrolink

Nenhum comentário: