sábado, 15 de maio de 2010

CARNES: CHUVAS ESPARSAS DEIXAM PASTAGENS IRREGULARES NO RS

Houve mais uma semana de irregularidade de distribuição nas chuvas no Rio Grande do Sul. As maiores precipitações concentraram-se na faixa leste e parte da região Central, onde sua intensidade variou de fraca à moderada. Nas regiões onde as precipitações foram menores ou não ocorreram, segue o trabalho de preparo e semeadura das novas pastagens de inverno.
As chuvas seguem beneficiando as já implantadas, mas comprometem o cronograma de implantação nas áreas em que esta é mais intensa. Na região da Campanha, os trabalhos de corte e produção da silagem já estão praticamente concluídos, restando algumas poucas áreas de milho e sorgo para ensilar.
Os produtores, na medida que vão liberando as áreas, já estão realizando o trabalho de preparo e semeadura com as espécies forrageiras hibernais. Embora não tenha ocorrido geadas significativas, o campo nativo a cada dia se apresenta mais amarelado e seco e, consequentemente, com pior qualidade.
Em termos de volumoso, suas reservas ainda seguem significativas e, graças a isso, tem sido possível manter uma boa lotação de animais. O desenvolvimento do azevém de ressemeadura natural tem se mostrado promissor, principalmente depois das últimas chuvas. A exceção fica para regiões onde as chuvas foram menos expressivas.
Nessas, os efeitos do vazio forrageiro outonal tendem a ser mais prolongados. As informações partem do boletim semanal divulgado pela Emater.

FONTE: SAFRAS E MERCADO.

Nenhum comentário: