segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Argentina fecha acordo de exportação de carne bovina para a China

SÃO PAULO - O governo da Argentina confirmou que fechou um acordo de exportação de carne bovina para a China. O anúncio obedeceu ao novo estilo de comunicação adotado pelo chanceler da Argentina, Héctor Timerman, via rede social Twitter, na internet. "Ontem a chancelaria concluiu as negociações para a abertura do mercado chinês às nossas carnes", escreveu o chanceler na rede social.
Na última quinta-feira, o secretário de Comércio Internacional, Luis María Kreckler, que se encontra em Pequim, informou à imprensa local que o acordo visa a abertura do mercado asiático não só para as carnes, mas também para a cevada e os lácteos argentinos. Além disso, o convênio prevê "a melhoria das condições para a entrada no mercado chinês dos produtos tradicionais, como maçãs, pêras e vinhos".
A notícia de abertura do mercado chinês para a carne bovina argentina chega em um momento de forte crise na agroindústria local. O relatório mensal da Câmara de Indústria e Comércio de Carnes e Derivados (Ciccra), divulgado na última sexta-feira, revela que a produção de carne bovina na Argentina recuou 21,8% entre janeiro e setembro de 2010, para 1,98 milhão de toneladas, comparada com igual período de 2009. Os negociadores argentinos argumentam que, apesar da crise, o importante é conseguir abrir o novo mercado. "Depois, vemos como cumpriremos os contratos de exportação", amenizou um dos negociadores que preferiu não revelar a identidade.
A Ciccra informa que a forte crise enfrentada pelo setor é resultado da redução permanente na oferta nos últimos anos, provocada pela política de intervenção do governo e pelos longos períodos de estiagem, que prejudicou as pastagens. A combinação desses fatores provocou uma mudança de comportamento da maioria dos pecuaristas, que decidiu investir no plantio de soja, por causa da altarentabilidade do grão. O Ciccra informa, no entanto, "em agosto se confirmou o início de uma nova fase de retenção de ventres [matrizes] para recompor estoques e, portanto, para recuperar a atividade da indústria frigorífica durante os próximos três anos".
De janeiro a setembro deste ano, as exportações de carne bovina da Argentina tiveram forte baixa. Apenas 154.589 toneladas foram embarcadas, o que representa uma queda de aproximadamente 50%, ante o mesmo periodo de 2009. A indústria afirma que no mercado doméstico o consumo médio anual de carne bovina por habitante retrocedeu 16,5% no período, para 57,1 quilos.

FONTE: DCI

Nenhum comentário: