O Banco JBS lançou nesta quinta-feira (11/11) o GPS, programa de parcerias estratégicas com empresas dos diferentes elos da cadeia produtiva da pecuária. Com essa iniciativa, a instituição financeira espera nos próximos 12 meses, aumentar em 50% sua base de clientes, o que permitirá ao Banco JBS fechar 2011 com R$ 400 milhões de ativos de crédito em sua carteira.
Para viabilizar o programa, além da captação de recursos no mercado, por meio de investidores e instituições financeiras, o Banco firmou alianças estratégicas com empresas de toda a cadeia do setor, que inclui, entre outros, o segmento de insumos agropecuários, consultorias, máquinas e equipamentos agrícolas, tecnologia agropecuária e produtos veterinários. Com isso, o Banco JBS disponibilizará recursos que permitirão aos pecuaristas aumentarem sua produção e otimizarem a gestão de seus negócios.
Para Emerson Loureiro, presidente do Banco JBS, essa iniciativa marca uma nova fase da estratégia de operação da empresa. "O Banco JBS, desde a sua fundação, sempre teve como foco o pecuarista. Hoje, dois anos depois, sua atuação vai além do produtor rural, beneficiando também diversas empresas de diferentes segmentos da pecuária, uma vez que os demais elos da cadeia de valor são fundamentais para a modernização, o fomento e o crescimento do setor", destaca o executivo.
Segundo José Marinho, diretor comercial do Banco JBS, o GPS é uma ferramenta de acesso ao que há de mais moderno em gestão pecuária, incluindo tecnologia de ponta e linhas de crédito adequadas a cada negócio, com o objetivo de rentabilizar de forma sustentável todas as etapas do processo de produção e auxiliar o pecuarista a planejar estrategicamente suas operações. "Isso se traduz em aumento da produtividade rural, tecnologia de engorda e programas de qualidade bovina", complementa o executivo.
Um dos diferenciais do programa é oferecer ao pecuarista a possibilidade de uso de boi gordo como moeda de troca em operações de crédito - recurso exclusivo no mercado. Nesse caso, o pecuarista beneficiado se compromete a abater os bois em um dos frigoríficos do Grupo JBS. "Com isso, ele tem a possibilidade de adequar o prazo da operação ao ciclo de abate dos animais, evitando um desalinhamento do fluxo de caixa", ressalta Marinho.
O programa é dividido em duas categorias: o GPS Interno, que oferece vantagens e benefícios a produtores selecionados da base de parceiros do Banco, e o GPS Externo, dirigido aos produtores em geral e às empresas parceiras dos demais elos da cadeia produtiva.
Os critérios de adesão ao programa variam de acordo com cada categoria. No caso do GPS interno, são avaliados o relacionamento do cliente com o Banco e o volume de crédito tomado. Enquanto que no GPS externo, participam por um lado, empresas de ponta dos diferentes segmentos da cadeia produtiva da pecuária. Ao mesmo tempo, no caso dos produtores, a participação é aberta a todos, desde que estejam alinhados às condições das empresas parceiras e aos critérios de liberação e benefícios do Banco.
Entre as vantagens oferecidas estão a facilidade de acesso ao crédito, bonificações, melhor condição comercial na compra de insumos, limite de crédito para operar derivativos de boi gordo, soja, milho, entre outros. Além disso, o pecuarista pode contar com visita de um profissional da área de projetos para elaboração de relatório técnico e diagnóstico e consultoria para recomendar o melhor momento de realizar operações.
FONTE: Banco JBS, resumidas e adaptadas pela Equipe BeefPoint.
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