quinta-feira, 11 de novembro de 2010

La Niña influenciará o clima nos próximos meses

Previsão de precipitações abaixo da média, com uma distribuição irregular, intercalando períodos de muita e outros de pouca ou nenhuma chuva
Durante o mês de outubro, os padrões de precipitação continuaram muito irregulares no Sul do Brasil. Os totais ficaram entre a média e ligeiramente acima da média no Paraná, Santa Catarina e norte do Rio Grande do Sul. Já no centro-sul do Rio Grande do Sul, as chuvas ficaram abaixo da média. Na região Sudeste, Centro-oeste e nas áreas agrícolas do Nordeste, as precipitações voltaram gradativamente no decorrer do mês, mas ainda muito atrasadas, acarretando com isto, um atraso no plantio nestas regiões.
De acordo com o meteorologista Luiz Renato Lazinski, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), apesar das chuvas observadas apresentarem totais próximos às médias climatológicas, observa-se uma irregularidade na distribuição, tanto espacial como temporal, das precipitações, principalmente no centro-sul do Brasil, característica de anos de “La Nina”.
No decorrer do mês, as temperaturas apresentaram grandes amplitudes, com mudanças bruscas e os extremos se acentuando no Sul do Brasil, devido a entrada de massas de ar frio com forte intensidade. Na região central do Brasil, com o retorno das chuvas, as temperaturas começaram gradativamente voltar aos padrões médios, para a época do ano.
As temperaturas das águas superficiais no Oceano Pacífico Equatorial, continuam abaixo da média, confirmando os prognósticos dos modelos climáticos dos últimos meses. O fenômeno La Niña está totalmente caracterizado (Figura 1). “Este evento terá intensidade moderada a forte, como continuam mostrando os prognósticos e, deve durar pelo menos, até meados de 2011 (Figura 2)”, observa.
Segundo Lazinski, nos próximos meses, o clima continuará sendo influenciado pelo fenômeno climático. A previsão é de precipitações abaixo da média, com uma distribuição irregular, intercalando períodos de muita e outros de pouca ou nenhuma chuva. “Este período de diminuição das precipitações, deve ocorrer entre meados de novembro e dezembro, no centro-sul do Brasil. Para o centro-norte da região Sudeste, região Centro-oeste e áreas agrícolas do Nordeste, as chuvas voltam ao normal no decorrer de novembro”.
Já para as temperaturas, continuam os prognósticos de grandes variações, intercalando períodos mais quentes, com entradas de massas de ar frio, que devem provocar mudanças bruscas nas temperaturas no centro-sul do Brasil. “Os extremos devem se acentuar”, alerta o meteorologista.
Acompanhe a previsão do tempo para todo Brasil no Agrotempo, do Portal Agrolink.

FONTE: Agrolink
Autor: Redação

Nenhum comentário: