quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Criado o Fórum Global de Carne Bovina Sustentável

Dallas, Texas (EUA), 22 de fevereiro de 2012 – Lideranças do Fórum Global de Carne Bovina Sustentável anunciaram hoje a criação de uma organização independente, sem fins lucrativos, para o aperfeiçoamento contínuo da indústria mundial de carne bovina. Com a adoção de um conjunto de estatutos e regimento interno que darão as diretrizes do trabalho, o Fórum Global de Carne Bovina Sustentável formaliza o compromisso com a cadeia de produção de carne bovina ambientalmente correta, socialmente responsável e economicamente viável, no âmbito mundial. 

São membros fundadores do Fórum Mundial de Carne Bovina Sustentável: AllFlex, Aliança da Terra, Cargill, Elanco, Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável (GTPS), JBS, McDonald’s, Merck Animal Health, a Federação de Vida Silvestre dos Estados Unidos (National Wildlife Federation), a Rainforest Alliance, o Fórum de Carne Bovina Sustentável da Austrália, Solidaridad, The Nature Conservancy (TNC), Walmart e o WWF.

”Temos o prazer de anunciar que a organização foi oficialmente criada como pessoa jurídica. Com isso, reafirmamos nosso apoio coletivo a atividades que dão resultados mensuráveis e com base científica, cujo foco são atividades ambientais de alta prioridade e relacionadas à indústria”, afirmou Ruaraidh Petre, presidente do Fórum. “Abordagens ambientalmente sustentáveis mais eficientes para levar a carne bovina da fazenda até o garfo ajudarão a conservar os recursos finitos de nosso planeta e, ao mesmo tempo, servirão para apoiar as nossas comunidades e a renda líquida dos membros da organização”. 

O Fórum Global de Carne Bovina Sustentável -- conhecido pela sigla GRSB (de Global Roundtable for Sustainable Beef ) – será registrado sob o Artigo 60 do Código da Suíça, o que lhe permitirá apoiar os membros locais, regionais e nacionais do Fórum em suas propostas de inovações e novas tecnologias, assim como compartilhar as melhores práticas de sistemas de produção de carne bovina. Será também um canal para acessar os vários milhões de euros com os quais o governo da Holanda já se comprometeu para o financiamento de novos treinamentos e tecnologias para melhorar a eficiência e a produtividade dos pequenos produtores. Tais recursos financeiros serão distribuídos entre candidatos a serem selecionados durante os próximos quatro anos. 

A abordagem de Mesa Redonda ou Fórum, que é uma iniciativa da Rede WWF -- a principal organização ambientalista mundial --, mobilizou efetivamente a comunidade global de partes interessadas no tema para reduzir os impactos ambientais e sociais e, ao mesmo tempo, manter a lucratividade de produtos populares, tais como frutos do mar, soja e madeira. Formado por representantes da indústria, de ONGs, instituições acadêmicas e centros de estudo e pesquisa, essas mesas redondas ou fóruns globais trabalham para identificar formas científicas e mensuráveis de reduzir os impactos ambientais e aumentar o poder da cadeia de valor para a implementação de soluções. 

“O fato de as principais partes interessadas na indústria de carne bovina terem se comprometido com o trabalho conjunto para a criação de uma cadeia de produção de carne bovina que seja mais sustentável constitui um incentivo para nós”, afirma Jason Clay, vice-presidente sênior para Transformação de Mercados do WWF-Estados Unidos. “No WWF, consideramos que esses esforços de colaboração contribuem para os nossos objetivos de conservar as áreas biológicas mais importantes do planeta e, em última instância, de viver em harmonia com a natureza”. 

Desde a Conferência Mundial sobre Carne Bovina Sustentável, realizada em novembro de 2010, o Fórum Mundial de Carne Bovina Sustentável deu início a uma série de diálogos em regiões chaves da produção de carne bovina, com o objetivo de compartilhar informações e práticas com toda a indústria de carne bovina, que é bem diversificada. Tais fóruns foram criados na Argentina e na Austrália e houve um alinhamento estratégico entre eles e o Grupo de Trabalho sobre Carne Bovina Sustentável no Brasil. A organização obteve também o endosso do Fórum sobre Bens de Consumo nas questões relativas a carne bovina. O Fórum incentiva os novos membros a aderir aos esforços em prol de um sistema de carne bovina que seja mais sustentável. 

Em maio de 2012, durante a Conferência Australiana de Carne Bovina, o Fórum Mundial de Carne Bovina Sustentável irá participar de reuniões com os afiliados na Austrália. No final deste ano, o Fórum pretende ser o anfitrião da II Conferência Mundial de Carne Bovina Sustentável, para que as partes interessadas em todo o mundo tenham a oportunidade de avaliar os novos estatutos e o regimento interno da organização, bem como se envolver, de forma construtiva, nas questões-chave e definir uma agenda para atividades futuras. 
FONTE: WWWF Brasil

Nenhum comentário: