segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Pecuária brasileira na Gulfood, em Dubai


Maurício Palma Nogueira, eng agrônomo e diretor da Bigma Consultoria
mauricio@bigma.com.br
Reprodução permitida desde que citada a fonte
 
Começou ontem, dia 19 de fevereiro, em Dubai, nos Emirados Árabes, a Gulfood 2012, a maior e mais importante feira de alimentos do Oriente Médio.

Em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), a Abiec (Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes) participa pela sexta vez do evento, que se estende até a próxima quarta-feira, dia 22.

O público, segundo os organizadores, é de mais de 3.800 expositores esperando a visita de 62 mil pessoas, vindo de 150 países diferentes.

A participação do Brasil é de elevada importância para a pecuária. A “queda de braço” entre produtores e frigoríficos só pode ser minimizada com melhoria nas vendas da carne bovina. De nada adianta oferta restrita, no campo, caso as indústrias brasileiras não sejam eficientes em vender. O resultado de más vendas é ruim tanto para frigoríficos como para os pecuaristas.

E nesse sentido, mais uma vez o Brasil dá exemplo de profissionalismo e organização. O stand da Abiec manteve o padrão lançado em Anuga, na Alemanha, destacando a produtividade da pecuária brasileira, assim como os conceitos de sustentabilidade. Enfeites com plantas e gramas naturais na arquitetura do stand promovem um enfeito da suavidade do campo aos visitantes.

Foto 1. Vista do stand da Abiec

Bigma Consultoria

Foto 2. Vista do stand da Abiec

Bigma Consultoria

Foto 3. Vista do stand da Abiec

Bigma Consultoria

No primeiro dia o stand foi bem concorrido, com muita visitação e diversos interessados na carne brasileira. Os representantes das indústrias exportadoras trabalharam o dia todo com tempo apurado, para atender os interessados.

Mesmo assim, o ambiente permaneceu acolhedor, garantindo o bem estar dos clientes e representantes de comitivas brasileiras, que sempre passam para dar um alô e saborear um bom churrasco.

Foto 4. Atendimento ao público no stand

Bigma Consultoria

Foto 5. Atendimento ao público no stand

Bigma Consultoria

Foto 6. Fernando Sampaio, diretor da Abiec, recebe comitiva antes de começarem a negociar com os frigoríficos

Bigma Consultoria

Foto 7. Vista do stand pelo corredor principal

Bigma Consultoria

Como tem sido tradição nos eventos organizados pela Abiec, uma equipe do Barbacoa, coordenada pelo chefGerson Tibúrcio Gonçalves Sobrinho, garante que as mesas fiquem suculentamente abastecidas pelo tradicional churrasco brasileiro.

Apesar de muito trabalho, ao final do dia a equipe ainda contabiliza a quantidade de carne assada e prepara a churrasqueira para o próximo expediente.

Foto 8. Local reservado para a cozinha do Barbacoa, com destaque para o público.

Bigma Consultoria

Foto 9. chef Gerson Gonçalves apresenta carne brasileira antes de colocá-la na grelha.

Bigma Consultoria

Foto 10. Cortes e modo de preparo de churrasco brasileiros, atração na Gulfood

Bigma Consultoria

Foto 11. Cortes e modo de preparo de churrasco brasileiros, atração na Gulfood

Bigma Consultoria

Embora outros expositores sirvam amostras de seus produtos, a Abiec é a única a preparar a carne na hora de servir aos visitantes. E o preparo é uma das maiores atrações da feira, o que leva todos os visitantes a passar, obrigatoriamente, pelo stand brasileiro para ver e fotografar o churrasco.

Para a Gulfood 2012, a Abiec ainda celebrou uma parceria com a indústria Maricota, que oferece, no stand brasileiro, três excelentes opções de pães de queijo para acompanhar a carne.

A dobradinha da pecuária bovina - carne com leite - parece ser uma ótima alternativa para ir ao mercado externo. Tomara que a moda pegue.

Também está em destaque, no stand, o vídeo da campanha Pecuária do Brasil, que foi lançada em 2011. O vídeo chama a atenção de quem passa pelo “cantinho” da carne bovina brasileira.



Estão presentes, junto com a Abiec nesta edição, os frigoríficos associados BR Foods, Cooperfrigu, Frialto, Frigol, Mataboi, JBS, Marfrig, Minerva e Rodopa. 
 
 FONTE: BIGMA CONSULTORIA

Nenhum comentário: