quarta-feira, 28 de março de 2012

Mercado externo deve fazer diferença no preço da carne bovina



O mercado externo pode fazer a diferença nos preços da carne bovina no Brasil, acredita o engenheiro agrônomo e especialista em mercado de carnes, Fernando Pereira.

Apesar de as perspectivas apontarem manutenção de custos elevados durante o ano, em função do novo patamar de preços das principais commodities agrícolas, e demanda estável no mercado interno, o especialista destaca que há uma chance real de aumento da demanda no final do confinamento, que deve acontecer entre os meses de setembro e outubro, impulsionado pelo mercado externo.


"Não existe produção mundial de carne bovina para atender a demanda de todos os países. Por isso, se o Brasil fizer um bom trabalho de exportação e abertura de novos mercados, teremos aumento da demanda com a consequente alta na cotação da arroba", aposta Pereira.


Uma queda na produção de carne bovina em vários países foi pressionada pela redução da demanda desde a crise mundial em 2008. "A Austrália teve uma produção menor por problemas climáticos, a Argentina, com restrições para exportação, reduziu o rebanho, o Paraguai teve problemas sanitários e os Estados Unidos estão com menor rebanho da história, o que significa que não teremos animais suficientes para abate e isso pode implicar em aumento das exportações brasileiras, impulsionando o preço da carne".


O especialista destaca que este cenário representa uma importante oportunidade para os pecuaristas brasileiros e defende avanços tecnológicos em nutrição, instalações, manejo e ferramentas de gestão para ajudar o produtor. "São quatro áreas fundamentais, em que os produtores precisam acompanhar o desenvolvimento tecnológico para não comprometer a rentabilidade".


Fernando Pereira encerrou na sexta-feira, dia 23 de março, o III Seminário Confinatto, realizado pela Agroceres Multimix, em São José do Rio Preto. O evento reúne os 300 principais confinadores de todo o Brasil, pesquisadores da Esalq/USP e consultores independentes para debater os principais desafios e oportunidades do confinamento.

Engenheiro Agrônomo e especialista em mercado de carnes, Fernando Pereira é palestrante em São José do Rio Preto, SP

  Fonte: Cenario MT  

Nenhum comentário: