domingo, 1 de abril de 2012

Maior compra de couros bovinos



O IBGE aponta que foram adquiridos 34,1 milhões de peças inteiras do couro bovino no Brasil, representando queda na aquisição de 2,5% no comparativo com o ano anterior. Em todos os trimestres de 2011 houve queda na aquisição total de couro, comparada a 2010, exceto no primeiro trimestre, quando houve aumento de 3,4%.
O estado de Mato Grosso, foi o que mais aumentou na aquisição total de couro, sendo que este aumento foi superior à diferença anual. Tocantins também registrou crescimento na aquisição do produto sendo responsável por uma participação na diferença anual de 33,7%. Por outro lado, São Paulo reduziu significativamente as compras de couro no período em comparação, bem como Paraná, Bahia e Goiás.
São Paulo tem participação de 13,0% e, Rio Grande do Sul, 12,0%. Quanto à aquisição de couro para próprio curtimento o ordenamento se mantém, porém, quando se avalia somente a prestação de serviços, é verificado Mato Grosso, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul como os principais destaques. Segundo o estudo, no último trimestre em Mato Grosso, pelo menos 63,5% corresponde a quantidade adquirida pelos curtumes e, 36,5% refere-se ao recebimento de terceiros. Rondônia e Santa Catarina estão na relação dos Estados que não adquiriram couro para prestação de serviço de curtimento no trimestre. Os Estados da Região Norte praticamente também não o fizeram.
Conforme o estudo, no referido período, a aquisição de peças de couro inteira atingiram 8,3 milhões no Brasil. A Unidade da Federação tem 18,5% da participação nacional na compra. Conforme o estudo, no referido período, a aquisição de peças de couro inteira atingiram 8,3 milhões no Brasil. A pesquisa para o quarto trimestre teve a participação de 131 estabelecimentos. Em Amazonas, Amapá, Rio Grande do Norte, Paraíba, Alagoas, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Distrito Federal não existem estabelecimentos cadastrados.
Fonte: Só Notícias

Nenhum comentário: