segunda-feira, 2 de abril de 2012

Pesquisador da Embrapa Pecuária Sul participa de reuniões da ISO na Alemanha




O pesquisador da Embrapa Pecuária Sul Fernando Cardoso esteve na Alemanha (Gross-Umstadt e Frankfurt) para participar de duas reuniões da ISO (Organização Internacional para Normalização), realizada nos dias 28 e 29 de março. A indicação do pesquisador da Embrapa Pecuária Sul como representante brasileiro decorre da sua experiência em participar como membro da delegação brasileira no SC19 e WG3 da ISO desde 2006 e de sua atuação como secretário-executivo do comitê de estudos da ABNT referente à identificação eletrônica de animais (CE:04-015.14). 

Durante esses dias, Cardoso atuou como delegado brasileiro na reunião anual do Sub-Comitê ISO/TC23/SC19 que tratou de padrões internacionais para equipamentos eletrônicos em agricultura, com especial interesse no grupo de trabalho sobre “normalização em identificação eletrônica animal”, identificado como WG3. A presença do pesquisador permite que se continue o trabalho realizado pelo delegado brasileiro anterior, Alain C. E. Moreau, além de ser importante para manter a representação e direito a voto do Brasil nas decisões desse Comitê, que norteia as normas e padrões de utilização de equipamentos eletrônicos em agricultura. 

O evento, ainda, proporcionou a oportunidade de interagir com os maiores especialistas mundiais no tema de identificação animal e rastreabilidade, no intuito de articular colaborações para atividades do comitê sobre este tema na ABNT. O encontrou também contribuiu para a concepção de projetos de rastreabilidade da cadeia produtiva de bovinos de corte como, por exemplo, o Programa de Valorização da Carne Gaúcha, em que a Embrapa Pecuária Sul passará a ter participação decisiva por meio do Instituto da Carne. 

jorn. Manuela Bergamim
MTb 1951-ES
Embrapa Pecuária Sul 

Nenhum comentário: