segunda-feira, 30 de julho de 2012

Missão russa completa primera semana de visitas a unidades frigoríficas no Brasil


Por Bob Moser 

A missão veterinária russa presente no Brasil visitou 11 estabelecimentos localizados em cincos estados brasileiros durante a primeira semana de inspeções. Esta pode ser a melhor oportunidade para o Brasil reativar suas exportações de carne a Rússia.
O roteiro dos nove técnicos da agência russa de saúde animal, Rosselkhoznadzor, iniciou no dia 23 de julho. Divididos em três grupos, eles buscam inspecionar 21 estabelecimentos de bovinos, suínos e aves durante duas semanas.
O embargo russo, imposto inicialmente ao Rio Grande do Sul, Paraná e Mato Grosso, entrou em vigor no dia 15 de junio.
Através de reuniões e visitas técnicas, o Brasil buscou pôr fim a este embargo contra frigoríficos brasileiros. Graças a estes esforços, 35 estabelecimentos foram autorizados pelo governo russo a voltar a comercializar com aquele país. Cabe dizer que 90 unidades frigorificas ainda encaram restrições.
Estes grupos de inspeção são relativamente pequenos. Cada grupo conta com a participação de três técnicos, um ou dois inspectores de saúde animal e um representante da unidade frigorifica. Representantes de organizações do setor cárneo brasileiro não estão inclusos nestes grupos.
Durante a primeira semana do roteiro, 11 unidades de processamento foram visitadas no Pará, Mato Grosso, Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina, além de um posto de vigilância agropecuário em Foz do Iguaçu (PR) e o Laboratório Nacional Agropecuário em Lanagro (RS).
Na próxima terça-feira (31), o coordenador-geral do Rosselkhoznadzor, Alexey Shceglov, se juntará à equipe que fiscaliza unidades frigoríficas de suínos.
Além dos estabelecimentos restantes na lista, a missão russa deverá visitar unidades de vigilância agropecuária estaduais, fazendas, granjas e o Laboratório Nacional Agropecuário (Lanagro), em Pedro Leopoldo (MG). A reunião de encerramento vai realizar-se o dia 3 de agosto, em Brasília.
Os especialistas russos estão solicitando informações específicas sobre procedimentos sanitários, cobrando a aplicação das normas russas e verificando itens apontados nas últimas missões.

FONTE: CARNETEC.COM.BR

Nenhum comentário: