Os produtores rurais que têm dívidas vencidas com o Banco do Brasil (BB) até 30 de junho deste ano estão sendo chamados para renegociar os débitos em condições especiais até o final do mês de setembro, segundo informou na quinta-feira (26-07) o gerente executivo da Diretoria de Reestruturação de Ativos do BB, Oldemir Senner Geng.
Geng disse que há em torno de 250 mil contratos inadimplentes, com os mais distintos valores possíveis, muitos deles já renegociados no ano passado, de modo que fica difícil estimar um valor total passível de renegociação. Ele ressaltou, no entanto, que é um número significativo, uma vez que oportunidade semelhante, oferecida em 2011, recalculou dívidas no total de R$ 2,3 bilhões.
O gerente executivo explicou que as condições de agora são melhores do que as do ano passado, pois além de juros menores é possível flexibilizar o percentual de entrada mínima para renegociação, que era 20% e agora cai para 10%, e parcelar o débito em até dez anos. Quanto maior a entrada, melhores as condições para recálculo dos encargos financeiros.
De acordo com o gerente do BB, as operações serão analisadas caso a caso, em razão da diversidade de situações e da existência de dívidas de agricultores que não são mais clientes do banco. Segundo Geng, qualquer que seja a situação, o BB tem interesse em fortalecer o relacionamento com a produção rural e contribuir para que seus agentes mantenham a atividade produtiva.
Edição: Fábio Massalli
Nenhum comentário:
Postar um comentário