domingo, 7 de outubro de 2012

Mercado de touros RS: Preços altos compensam menor oferta de animais


Foto: Divulgação/Assessoria

Termometro da temporada

Qualidade genética e alternativa de crédito atraem produtores a remates

Apesar da redução de oferta em relação a anos anteriores, os melhores preços e a qualidade colocada em pista estão impulsionando as vendas de animais nas primeiras semanas dos remates de primavera no Estado. Com a alta dos preços do boi gordo, a procura por fêmeas para a produção de terneiros e novilhas é o principal destaque do início da temporada.

Para os leiloeiros, existe uma forte demanda de mercado por ventres, mas a procura pelos touros também é grande. O principal motivo apontado por especialistas é a busca da genética oferecida pelas propriedades.

– Apesar de a oferta de animais ser menor, os produtores estão indo às compras. Se vende menos por um preço melhor – afirma o presidente do Sindicato dos Leiloeiros Rurais do Rio Grande do Sul (Sindler), Jarbas Knorr.

As facilidades de financiamento pelos bancos são um chamariz para os produtores que querem aumentar o plantel. Juntos, Banco do Brasil (BB) e Banrisul oferecem R$ 130 milhões para aquisição de animais nos remates.

– Nada impede que, se tivermos outras demandas, possamos disponibilizar mais recursos – diz Tarcísio Hübner, superintendente do BB no Estado.

A tendência, conforme os especialistas em vendas, é manter o mesmo ritmo ao longo de toda a temporada de primavera. O otimismo vem das vendas de animais a outros Estados.

– Os criadores estão investindo em genética e isso tem chamado a atenção de todo o Brasil, pois o principal plantel ainda está no Rio Grande do Sul – diz Paulo de Castro Marques, presidente da Associação Brasileira de Angus (ABA).

Fonte: Zero Hora

Nenhum comentário: