quinta-feira, 16 de maio de 2013

Tendências sobre o mercado de reposição no sul do RS




 Analisando sob uma tendência otimista, vejo mercado com movimentação de alta!! (claro que estou analisando a minha região do sul do RS), e não estou entrando no mérito da concentração dos abates em nosso estado (isto daria para escrever um livro), consumo etc, o qual são estes, alguns dos fatores mais fundamentais para determinação de preços do boi gordo, o que acaba influenciando nos preços da reposição.

Vamos tentar entender porque estou achando isso, descrevendo minhas percepções por categorias:

TERNEIROS
Em minha região, depois de algumas previsões muito otimistas por alguns "especialistas no assunto" e preços inicias bem elevados, os compradores acabaram forçando a barra tentando trazer o preço do kg vivo do terneiros para patamares de R$ 3,80. Infelizmente para os compradores e felicidade dos criadores, não conseguiram, e acho que não conseguem mais. Por quê? Quase todos os grandes compradores de terneiros de minha região não adquiriram tudo o que realmente precisavam de animais (compras muito tímidas), pois ainda NÃO estão com toda soja colhida, NÃO estão com pastagens totalmente prontas e no caso dos arrozeiros (bons compradores de terneiros) NÃO venderam ainda suas safras esperando melhores preços previsto para o produto a curto prazo, fazendo com que o dinheiro que estaria disponível (arroz x terneiro), esteja no armazém ainda. Outro fator preponderante para não baixar o preço dos terneiros, é que começou a compra destes para exportação, balizando o preço minimo em R$ 4,00 (inclusive terneiros pesados), ou seja, quem quer um gado melhor e mais leve vai ter que pagar mais um pouco.

NOVILHOS
Além de todas as considerações que escrevi sobre o terneiro, acho que o novilho é mais diretamente dependente do preço do boi gordo. Em minhas andanças pela região, olhando para os lados, não vejo grande oferta de boi gordo e em conversas com pessoal que compra este produto, noto uma grande preocupação deles pela tendência de falta deste, já a partir do próximo mês.
Subindo o preço do boi gordo, consequentemente, vamos ter alta nos preços dos novilhos. Além disso, esta categoria conta hoje com uma boa  procura de animais por grandes empresas frigoríficas de outros estados para seus programas de carnes especiais, principalmente angus e hereford.

TERNEIRAS E NOVILHAS
Com relação às fêmeas, tenho visto uma retenção um pouco  maior que a média dos últimos anos, e também quando são vendidas estão com uma boa valorização, deixando meio que "em sinuca de bico" aqueles compradores que, normalmente quando o preço dos machos está elevado, partem para compra de fêmeas para engorda.

VACAS DE INVERNAR
Uma das categorias mais procuradas nesta época, pela rapidez da engorda, tem nas altas taxas de prenhez verificadas até agora sua maior aliada para o aumento de preços desta categoria. Em muitos e muitos casos, foram verificadas taxas de prenhez superiores a 85%, fazendo com que a vaca de invernar fique pouco ofertada, portanto com preços em alta também.

VACAS PRENHAS E VACAS COM CRIA AO PÉ
Por tudo que citamos nas categorias anteriores como bons preços para terneiros(as), novilhos(as), boi gordo etc, estão bem procuradas e portanto bem valorizadas.

BOI GORDO
Vai faltar, muito em breve preços do kg vivo devem mudar para patamares superiores ao de hoje , podem esperar!!!!!

Eduardo Lund
Méd. Veterinario e consultor
Lund Negócios

Um comentário:

Valor Investe disse...

Excelente, Lund concordo plenamente, porém fico sempre observando o preço do frango e como ele vem caindo pode haver uma migração,o milho, que é base de ração, "lá pra cima" deu uma boa queda tb, nos resta saber se será suficiente pra fazer o preço do boi recuar, por aqui.
Grande abraço