terça-feira, 11 de março de 2014

Aberta a temporada de certificação do Programa Terneiro Angus Certificado

Primeiro remate de terneiros certificados ocorre dia 15, em Ponta Grossa (PR)

Estão abertas desde o início de fevereiro as inscrições para o Programa Terneiro Angus Certificado, da Associação Brasileira de Angus.

Criado há seis anos, o programa tem o objetivo de agregar valor ao terneiro Angus e cruza Angus, fomentar a utilização de touros registrados e direcionar a produção destes animais ao Programa Carne Angus Certificada.

De acordo com a gerente administrativa da Angus, Juliana Brunelli, o programa Terneiro Angus Certificado registrou somente no ano passado cerca de 5 mil animais em todo o Brasil. E a expectativa para este ano é de aumentar essa marca. “A adesão por parte dos produtores têm crescido ano a ano, à medida que o mercado valoriza mais os animais que passaram pela criteriosa inspeção para ingressar no programa”, afirma.

É o que ocorre com o Grupo Araucária, conjunto de 12 criadores da região dos campos gerais do Paraná. Pelo quarto ano consecutivo a cooperativa realiza o Leilão Grupo Araucária e Convidados, que vem se tornando tradicional na oferta de terneiros certificados no Paraná.

O remate ocorre no próximo dia 15, no Parque de Exposições de Ponta Grossa (PR), e será o primeiro do ano com a chancela do Programa Terneiro Angus Certificado. Ao todo, serão ofertados 700 animais, sendo 529 certificados.
Para atingir a conformidade e ingressar no programa o animal possuir controle de nascimento, ser filho de touros superiores (Inseminação Artificial ou de touros registrados) e ter desenvolvimento compatível com a idade, salienta o médico veterinário Dimas Rocha, sócio da Assessoria Agropecuária FFVelloso & Dimas Rocha, que conduziu a certificação dos terneiros que irão a leilão.
fonte:

Nenhum comentário: