quinta-feira, 4 de março de 2010

Novo Sisbov é tema de seminário em Belo Horizonte

No dia 22 de março acontece o seminário técnico para discutir mudanças no Serviço de Rastreabilidade da cadeia Produtiva de Bovinos e Bubalinos (Sisbov). O evento, que será na escola de veterinária da UFMG das 13h às 18h, tem o objetivo de despertar discussão sobre a nova instrução normativa que trata da rastreabilidade.

A proposta de atualização do Sisbov inclui processos operacionais para o produtor rural, agente certificador, frigoríficos e fornecedores de elementos de identificação. Além disso, traz novidades na planilha de identificação dos animais. A expectativa é que 350 pessoas, incluindo médicos veterinários, representantes dos conselhos de classe, produtores, e certificadoras compareçam ao evento.

O diretor-geral do IMA, Altino Rodrigues Neto, informa que o evento é de cunho informativo e destaca a importância da participação de todos os setores nas discussões. “A participação das entidades de classe, dos profissionais do interior do estado, e dos órgãos públicos é fundamental para democratizar as discussões”. Ainda de acordo com Altino, o esclarecimento sobre o novo Sisbov é necessário para manter o desempenho positivo do sistema de defesa agropecuário estadual e nacional.

O seminário é uma promoção do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) em parceria com o Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), com apoio do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV), Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Minas Gerais (CREA), e Federação da Agricultura do Estado de Minas Gerais (Faemg).

Sisbov
O Sisbov tem como objetivo o controle e rastreabilidade do processo produtivo no âmbito das propriedades rurais de bovinos e bubalinos. Toda a cadeia produtiva da carne, incluindo produtores rurais, certificadoras, e frigoríficos participam do Sisbov.
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimentos (Mapa) é o responsável pela coordenação nacional do Sisbov, e o IMA pela coordenação estadual do serviço.
A adesão ao Sisbov é voluntária, mas para alguns mercados, principalmente o da União Européia, a rastreabilidade é obrigatória.

FONTE Governo do Estado de Minas Gerais

Nenhum comentário: