segunda-feira, 1 de março de 2010

PR busca status de livre de aftosa sem vacinação

Hoje a Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná deve formalizar o pedido que será feito ao governo federal para suspender as campanhas de vacinação contra febre aftosa. Se aceito, o Estado será o segundo a solicitar o reconhecimento de área livre de febre aftosa sem vacinação. Atualmente apenas Santa Catarina é área livre de febre aftosa sem vacinação.

O pedido para a suspensão da vacinação será feito pelo secretário da Agricultura e do Abastecimento, Valter Bianchini, ao ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes, que estará em Curitiba nesta segunda-feira (1), na Emater-PR. O ministro vai chegar ao meio dia, quando será finalizada a reunião extraordinária do Conselho Estadual de Sanidade Agropecuária (Conesa), que irá avaliar os procedimentos técnicos adotados pelo governo do Paraná para promover esse avanço, que terá impactos no comércio nacional e internacional de carnes. "É isso que queremos", diz o presidente do Sindicarne, Péricles Salazar. "Temos fronteiras, vamos correr riscos, mas eles foram bem avaliados", completa.

A solicitação tem o apoio da iniciativa privada, que estará representada nas 38 entidades que compõem o Conesa. A iniciativa do Paraná acontece após 40 anos de campanhas ininterruptas de vacinação, que são feitas duas vezes por ano.

Se for aceito o pedido, a suspensão das campanhas de vacinação já irá ocorrer em junho de 2010. Até lá, equipes do Ministério da Agricultura vão vistoriar o cumprimento pelo Estado das normas nacionais e internacionais estabelecidas para a sanidade agropecuária. Entre elas, uma completa infraestrutura de pessoal, veículos, equipamentos que possam dar garantias e sustentação a essa nova realidade sanitária.

Segundo o secretário Valter Bianchini as campanhas de vacinação serão substituídas por um sistema de vigilância e controle de trânsito de animais eficaz. "Isso só se faz com infraestrutura completa e adequada".

FONTE As informações são da Agência Estadual de Notícias/PR e do jornal Valor Econômico, resumidas e adaptadas pela Equipe BeefPoint.

Nenhum comentário: