terça-feira, 4 de maio de 2010

DF: audiência na Comissão de Agricultura da Câmara discute exportação de bovinos vivos

A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio realiza audiência pública nesta terça-feira (4) para debater a exportação de bovinos vivos pelo Brasil. O debate foi proposto pelo deputado Dr. Ubiali (PSB-SP). Segundo ele, o objetivo é analisar a exportação brasileira de gado para o abate e identificar esse tipo de atividade econômica, confrontando com a exportação de carne refrigerada ou congelada.
O deputado espera que o debate possibilite a implantação de modernas políticas que apontem na direção da maior geração de valor agregado na indústria brasileira, como fonte de crescimento baseado na ampliação das oportunidades de emprego, de geração de renda interna e consequentemente, de maior consumo.
“A melhora do padrão de comércio exterior brasileiro tem efeitos positivos em termos das contas externas do país, além de ser um dos eixos estruturantes do desenvolvimento da pecuária brasileira e da cadeia produtiva da carne. A exportação de produtos primários tem características próprias que a distinguem da atividade de exportação de produtos manufaturados e de serviços”, disse Dr. Ubiali.
Foram convidados:
- a coordenadora de Operações de Crédito Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Ieda Fernandes;
- a coordenadora de Agronegócios do MDIC, Rita de Cássia Vieira;
- o secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Inácio Kroetz;
- o representante da União das Indústrias Exportadoras de Carne do Pará Francisco Victer;
- o presidente da Associação Brasileira dos Exportadores de Gado em pé (ABEG), Daniel Acatauassu Freire; e
- o economista e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro Reinaldo Gonçalves.
A reunião será realizada às 14 horas no plenário 5.

Fonte: Agência Câmara

Nenhum comentário: