segunda-feira, 3 de maio de 2010

Market share do mercado mundial de carne bovina

As exportações mundiais de carne bovina em 2009 somaram 7,3 milhões de toneladas equivalente carcaça (tec), segundo o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA). Deste volume total, o Brasil participou com 22%, sendo o maior exportador.
A Austrália representou 18,8% da comercialização de carne bovina, ficando com a segunda colocação.
Os Estados Unidos exportaram 850 mil toneladas de equivalente carcaça. Vale ressaltar que, além de grandes exportadores, os Estados Unidos são grandes importadores de carne. Em 2009, o país importou 1,2 milhões de tec.
A Argentina, que viu seu rebanho encolher nos últimos anos devido a desestímulos políticos à produção, participou com 9% das exportações mundiais em 2009.
A Índia tem representatividade de cerca de 8% nas exportações e é um país que merece atenção. Com 280 milhões de cabeças, entre bovinos e bubalinos, e um desfrute de 9,7%, poderia gerar um excedente de produção com apenas um leve aumento no desfrute. Considerando o pequeno consumo per capita, de 1,8kg em 2009, tal excedente seria principalmente destinado às exportações.
A carne indiana compete com a brasileira em mercados menos exigentes, como o Egito, por exemplo. Outro ponto a ser destacado é a participação de carne de búfalos na produção indiana.
Com isto, a concorrência indiana não deve atingir mercados nobres, como a União Européia, por exemplo. Ao menos não em curto prazo.

FONTE: PANTANALNEWS

Nenhum comentário: