segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Missão da Argentina vai à China para retomar comércio de carne

O objetivo é estender a cooperação para outras áreas evitando disputas em outros setores como a que envolveu óleo de soja no início de 2010
O governo argentino espera fechar acordo com a China ainda este ano para retomar as exportações de carne bovina para aquele país, interrompida em 2006, quando o rebanho argentino registrou casos de febre aftosa. Uma vez assinado o acordo a retomada das exportações de carne dessossada para o mercado chinês será imediata, lembrou o serviço de inspeção vegetal e animal da Argentina (Senasa).
No início de novembro, o ministro da Agricultura argentino, Julian Dominguez, encontrou-se com uma missão liderada por sua contraparte chinesa, Han Changfu, para estreitar os laços entre os países. Eles concordaram em criar uma comissão bilateral de comércio agrícola para evitar a repetição de disputas como a que envolveu o óleo de soja no início deste ano. A missão também trabalhará pela abertura do mercado chinês para produtos argentinos, como carnes, cevada e milho.
Os chineses não são grandes consumidores de carne bovina e por esse motivo as exportações argentinas não deverão ser significativas num primeiro momento. As vendas deverão se concentrar em cortes nobres de carne para hotéis e restaurantes.

FONTE: AGÊNCIA ESTADO

Nenhum comentário: