quinta-feira, 24 de março de 2011

Frente fria avança pelo RS e traz chuva à região

A frente fria trouxe áreas de instabilidade a partir da tarde de ontem (23) e gerou pancadas de chuva, sobretudo, nas áreas do extremo sul gaúcho. Houve registro de grandes acumulados na região de Jaguarão, Rio Grande e arredores, segundo medições das estações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Nas demais áreas, a chuva teve uma distribuição muito irregular, o que é típico desta época do ano, e ainda mais sob influência do fenômeno climático La Niña, segundo explica a meteorologista Estael Sias.

De acordo com a Central RBS de Meteorologia, Pelotas registrou 27,8 mm em 13 horas (das 15h de ontem até as 4h da madrugada de hoje), o que corresponde a 21% da média histórica do mês de março.

Veja outros acumulados mais interessantes:

Jaguarão registrou 100 mm de chuva , o que corresponde a 78% da média histórica;

Rio Grande registrou 113 mm, o que corresponde a 88% da média histórica;

Bagé registrou 34 mm, o que corresponde a 30% da média histórica;

Canguçu registrou 15 mm, o que corresponde a 11% da média histórica;

São Luiz Gonzaga registrou 22 mm, o que corresponde a 15% da média histórica;

Santana do Livramento registrou 10 mm, o que corresponde a 8% da média histórica;

Cruz Alta registrou 12 mm, o que corresponde a 9% da média histórica.



Previsão para hoje e amanhã:

Hoje, a frente fria que atua na altura do Estado desde cedo deixa o tempo instável em todas as regiões. Há risco de pancadas de chuva a qualquer hora e não se descarta a ocorrência de chuva forte em áreas isoladas. A presença das nuvens, da chuva e dos ventos que passam a soprar do quadrante sul provocam queda na temperatura máxima. Em algumas áreas, a tarde ficará até 10°C mais fria em relação à quarta-feira. A previsão é de máximas em torno de 22 a 26°C pelo Estado.

Na sexta-feira a frente fria ainda vai influenciar as condições do tempo no Estado e mantém a presença das nuvens e das pancadas de chuva ao longo do dia. Alguns prognósticos indicam a possibilidade de volumes mais expressivos na Zona Sul e na campanha, o que não reverte a estiagem mas ameniza os efeitos da falta de chuva na região.

Veja informações detalhadas aqui, e confira informações do clima em Pelotas em tempo real no site das Estações Meteorológicas.
FONTE: clicRBS

Nenhum comentário: