quinta-feira, 24 de março de 2011

Pior entressafra do plano real


Para você ver como são as coisas nesse mundo da pecuária. Dando uma olhada na bolsa e olhando os preços dos contratos de maio e outubro, a gente tem uma idéia do que o mercado está esperando para o piso da safra e o pico da entressafra, certo?

Pois bem, jogando isso em um gráfico e comparando o resultado com a história do plano real, você está sentado? Que bom, pois vai se assustar com a notícia.

Essa pode, até agora, ser considerada a pior entressafra dos últimos 17 anos.

Não acredita? Observe o gráfico abaixo.

O mercado está esperando uma alta de apenas 4% entre o valor de maio e outubro. Colocando isso em perspectiva, isso é abaixo do que o mercado subiu na aftosa em 2005 e na crise de crédito em 2009.

O mercado subiu 63% ano passado nessa mesma comparação.

Agora, se você é um sujeito sacudido e animado e acha que abaixo dos preços atuais da arroba, ou seja, abaixo dos 106 reais o mercado não vai cair na safra, o cenário é ainda pior. Observe e chore.

Como disse nos textos da Carta Pecuária há umas semanas atrás, ou o mercado está esperando um aumento de oferta de animais, literalmente um mar de bois na entressafra, sejam esses animais confinados, semi-confinados, dos pastos, caindo do céu, não sei, ou o mercado espera que o consumo caia drasticamente daqui até lá para justificar um cenário desses.

Em outro plano, tem mais outra coisa. O povo poderia estar otimista demais com a safra ao redor de 100 reais? Será? Tudo é possivel em mercado. Se for isso mesmo, se maio cair abaixo de 100 reais, por exemplo, uma arroba ao redor de 95 reais na safra (e o outubro permanecendo ao redor de 105 reais) já corrige essa diferença de preços e anularia essa distorção.


Distorção? Se não for uma dessas três hipóteses, o mercado, a meu ver, está distorcido.

Fonte: Carta Pecuária

Nenhum comentário: