terça-feira, 29 de março de 2011

Nesta segunda-feira Núcleo de Terneiros de Corte de Bagé fez conhecido o decreto da Secretaria de Agricultura do Estado que baixou 20 quilos no peso

Nesta segunda-feira o Núcleo de Terneiros de Corte de Bagé fez conhecido o decreto da Secretaria de Agricultura do Estado que baixou 20 quilos nos pesos mínimos oficiais exigidos dos terneiros que participam das feiras oficiais. “Sensibilizado com os problemas gerados pela estiagem na nossa região o secretário atendeu ao nosso pedido”, diz Edison Paiva Junior, presidente do Núcleo. Com o decreto o secretário, Luis Fernando Mainardi, reduz o peso mínimo dos machos de 160 para 140 quilos e das fêmeas de 150 para 130 quilos.

A feira de Bagé caracteriza-se por reunir um grande número de pequenos e médios produtores. Com a estiagem que começou durante a primavera do ano passado ficou comprometida a produção de terneiros, que estão mais leves do que habitualmente estariam nessa época de outono. Mas apesar disso as expectativas são boas para a feira do final de abril, já que o preço do boi tende a subir nos meses de inverno e a procura por terneiros é grande. “Isso vai valorizar o terneiro para esta feira”, garante Junior.

Até agora, com uma semana de inscrições abertas, 24 produtores já inscreveram animais. Foram 703 terneiros inscritos na primeira semana de atividades.
Outra informação anunciada durante a segunda-feira é a disponibilização do frete para os produtores enquadrados no Pronaf – o frete será custeado pela Prefeitura de Bagé, segundo garantiu o secretário de Desenvolvimento Rural de Bagé Emerson Menezes.

A feira de terneiros ainda tem a vantagem dos financiamentos bancários e a garantia de qualidade dos animais – que passam por revisões com técnicos treinados.

Serviço:
O que: 37ª Feira Oficial de Outono de Terneiros, Terneiras e Vaquilhonas
Quando: 28 e 29 de abril
Onde: No Parque da Associação e Sindicato Rural de Bagé


Fonte: Associação Rural de Bagé

Nenhum comentário: