quarta-feira, 30 de março de 2011

NOTICIA EM PORTUGAL - Preço do gado vivo bate recordes

Margarida Vaqueiro Lopes
30/03/11 20:52

A especulação de aumento da procura de carne pelo Japão está a motivar a escalada do preço do gado nos mercados internacionais.

O sismo que no dia 11 de Março abalou o Japão fez crescer a especulação em torno do aumento da procura por carne vinda das empresas nipónicas, o que está a fazer com que o preço do gado vivo esteja a subir, nos mercados internacionais.

A provocar este aumento dos preços está também a escalada do custo do milho, que tem sido uma das matérias-primas que mais valorizou nos mercados, durante os últimos meses, devido às cheias na Austrália e aos fogos na Rússia, que destruíram grande parte da produção mundial deste cereal.

É que o milho é o principal alimento do gado vivo, e muitos produtores norte-americanos já se viram obrigados a reduzir os seus rebanhos de forma a poderem suportar os custos da produção de carne.

É neste contexto que os futuros de gado vivo para entrega em Junho avançavam 0,9% para 1,19 dólares a libra, máximos históricos. Os especialistas consultados pela Bloomberg prevêem que os consumidores possam ser afectados por um aumento de 5,5% no preço da carne já este ano.

"O Japão tem comprado mais carne de vaca, porco e galinha, devido a todos os problemas que atravessa, o que tem sido um factor determinante" para a subida dos preços, notou à Bloomberg Troy Vetterkind, dono da Vetterkind Cattle Brokerage.

FONTE: SAPO.PT

Nenhum comentário: