sexta-feira, 3 de junho de 2011

Na instalação da Câmara Setorial bovina, inicia montagem do programa de valorização da carne gaúcha

O maior assunto da pauta da primeira reunião do ano da Câmara Setorial da Carne Bovina, ocorrida na manhã desta quinta-feira (2), na sede da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio (Seapa), foi a construção, com toda a cadeia produtiva, do programa de valorização da carne gaúcha. O titular da Agricultura, Luiz Fernando Mainardi, disse que a Secretaria está constituindo uma equipe para tal. “Nós somos parceiros, não estamos para ditar absolutamente nada, vamos trabalhar todos juntos”, conclamou Mainardi.

Os objetivos do projeto são a certificação sanitária, o impacto de produtividade e a qualificação da carne, entre outros. Para tanto, a sugestão inicial dos técnicos da Seapa foi de dividir o programa em três pontos: sanidade, fomento e produção. “Precisamos modernizar totalmente o processo, termos controle da rastreabilidade, precisamos jogar a questão sanitária a um outro nível. O Rio Grande do Sul tem alto padrão genético, há exportação de matrizes, temos o desafio de garantir essa qualidade da carne. Acho que precisamos tratar esse programa não como um programa de Governo, mas de Estado”, falou o Secretário.

Ficou definida a realização de um seminário, patrocinado pelo Fundesa e organizado pelo Conselho Técnico do Fundo – onde já se encontram representantes dos diversos segmentos, quando serão discutidos e definidos os grupos de trabalho e os temas de cada um para a elaboração do projeto a ser implantado para a valorização da carne gaúcha. Em 2010, o RS abateu 1,88 milhão cabeças de gado (sob inspeção federal, estadual e municipal), tendo participado com 2,86% no total das exportações brasileiras. Do 1,4 milhão toneladas de carne exportada pelo país, 40 mil toneladas foram do Rio Grande do Sul.

O presidente do Fundesa, Rogério Kerber, apresentou dados sobre o projeto piloto de controle e erradicação da brucelose e tuberculose que deverá ser transformado em programa para alcançar outros municípios. Segundo Kerber, há várias manifestações sobre a expansão do projeto. Desenvolvido pela Seapa, com apoio também das Prefeituras, o plano piloto foi implantado em seis cidades.

Participaram também da reunião representantes da Federacite, Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), Banrisul, Banco do Brasil, Badesul, Senar, Farsul, Famurs, Fitiars, Sicadergs, Fecoagro, Emater-RS Ascar, Fepagro, Ministério da Agricultura (Mapa), Conselho de Desenvolvimento (CDES), Marfrig e Associação dos Curtumes do RS (AICSUL).


Clarice Lena Mateuzzi Giorgi
Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio - SEAPA
(51) 3288-6211
cgiorgi@agricultura.rs.gov.br

Nenhum comentário: