segunda-feira, 29 de agosto de 2011

RS: Marfrig discute produção de carne de qualidade na Expointer 2011

Esteio/RS
A Marfrig Alimentos, maior indústria de carnes do Rio Grande do Sul, apresenta na Expointer 2011 o seu programa de fomento para produção de carne com o padrão de qualidade de carcaça exigido pela indústria e pelo mercado e que proporciona aumento dos ganhos dos pecuaristas.

A Expointer, principal feira agropecuária e de maquinários da região Sul do país, acontece de 27 de agosto a 04 de setembro, em Esteio (RS). Luciano Andrade, gerente nacional de fomento e coordenador do Programa Fomento Angus Marfrig, ministrará palestra a “A indústria da carne, insumos e serviços parceiros do produtor", no dia 1º de setembro, às 15h, na casa da RBS, durante o VIII Workshop da Carne Angus – “A Estruturação da cadeia para agregação de valor”, promovido pela Associação Brasileira de Angus.

Segundo Andrade, o mercado está pautado em animais jovens e com acabamento de carcaça uniforme. Para que o pecuarista produza esse animal ideal, a Marfrig fomenta o uso de genética Angus, indica suporte técnico e disponibiliza recursos financeiros para suprir os custos de reprodução, como a escolha e compra de sêmen, protocolo de inseminação, além de bonificar e garantir a liquidez de 100% dos animais que atendem a esse padrão de qualidade e são negociados em contrato.

“A Marfrig incentiva os pecuaristas a oferecer animais mais produtivos, potencializando a oferta de carne de padrão superior, o que melhora a qualidade do rebanho, além de utilizar práticas socioambientais responsáveis e que ajudam a fortalecer a imagem da carne brasileira no mercado internacional”, destaca Luciano.

Durante a Expointer os técnicos da Marfrig atenderão os visitantes no estande da parceira Alta Genetics que, por meio de sua distribuidora no Rio Grande do Sul, a Progen, fornece material genético para inseminação artificial e para IATF (Inseminação Artificial em Tempo Fixo), sendo responsável pela gestão técnica do Programa de Fomento Angus Marfrig.

A Marfrig também participa da Vitrine da Carne Gaúcha – espaço da Farsul (Federação da Agricultura do RS) - com a apresentação dos seguintes cortes: dia 28.07 – Seara Angus (manhã) e Palatare raças britânicas (tarde); dia 02 – Palatare Angus (manhã); e dias 27 de agosto a 02 de setembro - Seara Cordeiro.

A Marfrig possui oito unidades industriais e de distribuição da divisão bovinos no Rio Grande do Sul e emprega mais de 9.300 funcionários, sendo um dos maiores empregadores do Estado.

Programa Fomento no RS
O Programa Fomento Angus teve início em março de 2011 no Rio Grande do Sul com a intenção de fomentar a produção de terneiros ou cruzas angus, aumentando a oferta de matéria-prima para o Programa Carne Angus Certificada e oferecendo estímulos importantes ao consumidor para incentivá-lo a utilizar a genética Angus.

A iniciativa tem como base a entrega à indústria de animais com genética diferenciada, de padrão exclusivo de tipificação de carcaça, idade, rastreabilidade e boas práticas de criação, características que atendem às necessidades específicas da indústria de alimentos e ainda proporcionam melhor remuneração aos pecuaristas participantes.

Para intensificar o processo de integração entre indústria a produtor, a Marfrig promove reuniões periódicas com os produtores de terneiros das principais regiões produtoras de carne de qualidade. Com o início da estação de monta no Rio Grande do Sul, a empresa participará das principais feiras e exposições agropecuárias do Estado. Essa programação inclui a participação no concurso de carcaças Angus (dia 23 de setembro, em Alegrete) e na Exposição Cabanha São Xavier, em Santa Maria (dia 27 de setembro).

“A receptividade do produtor é positiva, visto ser uma iniciativa que apoia o início da cadeia, a produção de terneiros, fomentando a matriz produtiva, sendo uma nova ferramenta para a comercialização de terneiros e novilhos com uma empresa de grande porte. Dessa forma, a Marfrig também contribui para aumentar o efetivo bovino para produção de carne de qualidade superior no Rio Grande do Sul”, destaca Diego Brasil, gerente de fomento no RS.

Parcerias no Estado
A Marfrig desenvolve outras parcerias com associações de criadores no Rio Grande do Sul, visando obter produto final (carne) de qualidade diferenciada e produção sustentável. Dentre elas, está a parceria com a Apropampa (associação sem fins lucrativos que tem como principal objetivo a preservação e proteção do Bioma Pampa) e com a Alianza Del Pastizal (iniciativa de diferentes organizações voltadas à conservação do meio ambiente nos quatro países que compartilham o bioma Pampa: Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai).

Outra importante parceria da Marfrig no Estado é com a Associação Brasileira de Hereford e Braford, por meio da qual é oferecida bonificação aos animais dessas raças e suas cruzas (integrantes da tabela de certificação do Programa Carne Certificada Pampa) que forem abatidos nas quatro plantas da Marfrig no Rio Grande do Sul. Dessa forma, é garantido o pagamento de valor diferenciado aos pecuaristas, suprindo o mercado de carne de qualidade e incentivando esses produtores a investirem na atividade.

Fonte: Marfrig Alimentos

Nenhum comentário: