Nesta quinta-feira durante a Expointer (01/09) aconteceu o VIII Worshop Carne Angus - A Estrutura da Cadeia para Agregação de Valor com realização da Associação Brasileira de Angus (ABA) e do Canal Rural. O Fórum sobre o Marketing da Carne Angus, contou com cinco painéis representando entidades de associativismo, indústria e governamentais.
Participaram do evento o coordenador de sustentabilidade da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (ABIEC), Fernando Sampaio, o gerente nacional de Fomento do grupo Marfrig, Luciano Andrade, o secretário de Defesa Agropecuária, Francisco Jardim, a coordenadora da câmara setorial da carne, Ana Suñe, e o diretor do marketing da ABA, Luiz Felipe Moura.
Inicialmente Fernando Sampaio (ABIEC) apresentou as estratégias do Brasil para promover a carne brasileira através de campanhas para a divulgação nacional e internacional da carne bovina brasileira.
Fernando citou países que já têm uma marca de sua carne bovina ou que a população conhece sua produção, como nos EUA, Argentina, Uruguai, Canadá e Irlanda. O contrário acontece no Brasil, a divulgação da carne bovina está sendo trabalhada recentemente pela campanha "Pecuária do Brasil: O Brasil evolui com a pecuária. A pecuária evolui com o Brasil." A campanha tem o objetivo de informar e esclarecer a sociedade brasileira sobre a cadeia de produção da carne bovina.
A ABIEC também possui uma campanha internacional para promover a carne bovina. Novamente Fernando comentou que os demais países produtores formaram a imagem de sua carne bovina e que o Brasil está construindo a sua, mostrando o retrato da pecuária na economia brasileira e combatendo a imagem irreal divulgada pela mídia internacional de que a carne brasileira vem de áreas de desmatamento ilegal. As campanhas são divulgadas por agências especializadas, pela imprensa, promoção online e contando também com as diversas associações do setor pecuário de indústrias e produtores.
Fernando afirma que a oportunidade atual é histórica para o país. A demanda mundial por alimentos está em crescimento e é através do uso de tecnologia, do aumento da produtividade e da integração da cadeia da produção que o Brasil pode e está aproveitando esta oportunidade.
Em seguida, Luciano Andrade (Marfrig) aproveita o gancho deixado por Fernando sobre o aumento de produtividade para apresentar o Programa Fomento Angus Marfrig, com o objetivo de diminuir o risco de produção para o produtor e ao mesmo tempo construir uma marca de carne bovina. O programa envolve a produção, a indústria e empresa técnica, contando com auditoria de todo o processo.
O programa permite à indústria garantir seu abastecimento e ao produtor garantir a venda de sua produção: a indústria financia a produção e acompanha o processo através de assistência técnica garantindo animais para abate e o produtor garante a venda de seus animais em qualquer era/idade (bezerro, garrote, boi magro ou boi gordo), contando com remunerações variadas dependendo da qualidade da carcaça. Permitindo assim a construção de uma marca de carne bovina padronizada e com qualidade, agregando valor e garantindo ao consumidor um produto seguro.
Francisco Jardim iniciou contando o histórico do setor pecuário nacional, enfatizando que nos anos 70 o país era importador de carnes e graças ao trabalho governamental e privado hoje o país se tornou um grande exportador. Parabenizou a indústria nacional por assumir o papel de difusora de tecnologia e quebrar paradigmas, como as ações em busca da qualidade da carne demonstradas anteriormente.
Já Ana Suñe explicou o Programa de Valorização da Carne Gaúcha, envolvendo sanidade, produção e mercado. A rastreabilidade obrigatória de todo o rebanho do estado é maior objetivo para controlar a sanidade; para a produção o objetivo é aproveitar a sustentabilidade e responsabilidade ambiental do estado (pastagens nativas) e assistência técnica estadual; em relação ao mercado o programa visa construir uma matriz de informações para atuantes do setor com dados produtivos e industriais e também construir um selo de qualidade estadual para promoção e aumento de renda para os produtores.
Finalizando o painel, Luiz Felipe destacou o sucesso do Programa Carne Angus Certificada, fruto do estabelecimento de um protocolo de certificação auditado. Considerou também a capacidade dos produtores gaúchos e brasileiros que permitem aos consumidores finais comprarem uma carne embalada na gôndola do supermercado, padronizada e com qualidade.
A mensagem transmitida pelo fórum em geral foi a importância da união dos diversos setores (reunidos no evento) para discutir e encontrar caminhos para melhoria e desenvolvimento da cadeia de produção de carne bovina.
Fonte: Equipe BeefPoint
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