segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Indonésia quer importar gado em pé


A Indonésia tem dialogado com os Estados Unidos sobre eventuais importações de gado em pé, como parte de uma iniciativa da maior economia do sudeste da Ásia para reduzir sua dependência do gado australiano.

O governo da Indonésia iniciou conversações com os Estados Unidos para incluir importações de gado em pé no acordo comercial já existente, que engloba importações de carne bovina.

“Ainda não temos um protocolo definido com os Estados Unidos para a importação de gado em pé e estamos em conversações”, declarou Deddy Saleh, diretor geral de comércio internacional do Ministério de Comércio da Indonésia. Ele informa que o governo indonésio também está dialogando sobre possíveis importações com a Colômbia.

O Ministério de Comércio indonésio aponta que os custos de importação do gado americano seriam altos, mas ainda assim é necessário encontrar outros fornecedores para a compra de gado em pé além da Austrália.

Em julho, o governo australiano eliminou um veto à exportação de gado em pé para a Indonésia que durou um mês, após escândalos de maus tratos aos animais.
O consumo de carne bovina na Indonésia é de aproximadamente 430 mil toneladas anuais e, deste volume, o país importa cerca de 16% da Austrália, Nova Zelândia e Canadá.

A Indonésia é um mercado em expansão, que planeja sair da dependência de importação do gado bovino australiano e que deveria ser observado mais atentamente pelo Brasil, que possui o maior rebanho comercial do mundo.

Atualmente, a Indonésia não figura como cliente importante dos produtos bovinos brasileiros. O Brasil possui capacidade de atender parte desta demanda por gado em pé e assim diversificar sua carta de clientes. Por outro lado, para que o Brasil se mostre como alternativa viável, o preço da arroba, custo do frete e impostos devem ser competitivos, em comparação com os possíveis exportadores, Estados Unidos e Colômbia.


Fonte: Jornal El Colombiano, reproduzindo a Agência de Notícias Reuters. 5 de setembro de 2011

Nenhum comentário: