segunda-feira, 23 de abril de 2012

Churrasco vai estar mais caro no Dia das Mães


Alta da carne bovina pode chegar a 10% nos cortes com osso, como a costela
Um dos produtos mais vendidos pelos supermercados gaúchos em datas festivas, a carne bovina ficará mais cara neste Dia das Mães. A informação é do presidente da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), Antônio Cesa Longo, que aponta a grande procura, a diminuição da oferta e a reserva de mercado criada por portaria da Secretaria Estadual da Agricultura (Seapa) como os principais fatores para a alta, que poderá ser de até 10% nos cortes com osso.

A portaria da Seapa restabelece a necessidade de um aviso prévio para trazer carne com osso de outras regiões do Brasil, e necessidade de uma nova inspeção federal na chegada do produto ao  local de destino. Como apenas os maiores grupos do setor supermercadista gaúcho possuem entrepostos com inspeção federal ou estadual, os grandes prejudicados com a medida são as pequenas e médias empresas, que necessitam de atravessadores para adquirir o produto.

Em datas especiais, como o Dia das Mães, 70% da costela de gado consumida no Rio Grande do Sul é oriunda de outros estados. Para o presidente da Agas, “o governo não pode beneficiar apenas um segmento, colocando em risco o futuro de todo o setor primário e estabelecendo dificuldades e condições desiguais de competitividade para o pequeno e médio varejo.”

A solução para pequenos mercados é a oferta da carne bovina uruguaia. A Agas, com o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento no Rio Grande do Sul, pede a revogação da portaria, para que o mercado volte a se autorregular.

VENDAS DEVEM CRESCER 7%

Os supermercados gaúchos projetam uma alta de 7% nas vendas do Dia das Mães, em relação ao ano passado. . Segundo Longo, esta é a data em que as famílias mais se reúnem em casa depois das festas de fim de ano. “Estimamos que oito em cada dez gaúchos vão passar este domingo confraternizando com as mães”, destaca o presidente da Agas.

Além do churrasco e das bebidas, estão na lista dos itens mais procurados para as comemorações em família, por exemplo, itens de padaria e confeitaria, massas, espumantes, verduras e frutas. Entre os presentes, os grandes destaques deste ano serão as flores, com um aumento de até 15% nas vendas em relação ao Dia das Mães do ano passado - um total de 550 mil vasos de flores comercializados -, e as caixas de bombons, que deverão atingir 2 milhões de unidades vendidas.


Nas lojas maiores, artigos de bazar, vestuário e de cama, mesa e banho entram no rol de produtos mais comercializados na data. ‘Os hipermercados também apostam em produtos como eletrodomésticos, CDs, DVDs e artigos de perfumaria para atrair os consumidores. Os gaúchos sempre consideram o supermercado como um local de compra do presente, seja pela conveniência, pela facilidade de pagamento ou pela proximidade de casa’, sugere Longo.


FONTE: Agas

Nenhum comentário: