quinta-feira, 28 de junho de 2012

Concentração de frigoríficos terá audiência hoje


Acontece nesta quinta-feira (28), a partir das 13h, uma audiência pública na Secretaria de Direito Econômico, no Ministério da Justiça, para debater a concentração da indústria frigorífica.

Participam do evento o senador Waldemir Moka, deputados da Frente Parlamentar da Agropecuária e instituições que compõem a Fenapec- Frente Nacional da Pecuária.

Segundo Francisco Maia, presidente da Acrissul, esta é a segunda audiência e mostra a capacidade de organização da pecuária brasileira. Precisamos debater a pecuária nacional em outro nível, a cadeia produtiva precisa se realinhar dentro de parâmetros que venham a contemplar o seu crescimento, mas o produtor tem ficado de fora desta fatia, fato que precisa mudar, afirmou Maia.

A Fenapec é resultado direto da mobilização dos criadores contra o que chamam de monopólio da carne, ou seja, a concentração o abate bovino na mão de poucos frigoríficos. Os pecuaristas veem problemas com a concentração, como a possibilidade de manipulação de preços, que já gerou queda de 15% no valor da arroba do boi. Compõem a frente às seguintes entidades: ACRISSUL - Associação de Criadores de Mato Grosso do Sul, ACRIMAT - Associação dos Criadores de Mato Grosso, UDR - União Democrática Ruralista, SRB - Sociedade Rural Brasileira, ABCZ- Associação Brasileira de Criadores de Zebu, ANPBC - Associação Nacional dos Produtores de Bovinos de Corte, ASFAX - Associação dos Fazendeiros do Alto Xingu, APR-MT - Associação dos Produtores Rurais de Mato Grosso e ABEG - Associação Brasileira dos Exportadores de Gado.

Na agenda da Fenapec está ainda o 2º Movimento Nacional Contra o Monopólio dos Frigoríficos, marcado para o dia 9 de julho, durante a 48ª Expoagro, em Cuiabá. O primeiro encontro foi realizado no dia 14 de maio em Campo Grande, onde 1.500 produtores participaram. Com informações da assessoria de imprensa.

Fonte: Pecuária.com

Nenhum comentário: