sexta-feira, 29 de junho de 2012

Dilma quer criar agência para reativar extensão rural


"Este talvez seja um dos maiores desafios do meu governo, democratizar o conhecimento com o repasse da tecnologia aos produtores, por meio dos extensionistas", disse a presidente


Por Janete Lima, da Agência Safras

A
 presidente da República, Dilma Roussef, anunciou a criação de uma agência reguladora para "ressucitar" a extensão rural no país, hoje (28) no lançamento do plano safra 2012/13, no Palácio do Planalto.

"Este talvez seja um dos maiores desafios do meu governo, democratizar o conhecimento com o repasse da tecnologia aos produtores, por meio dos extensionistas", disse Dilma.

Segundo ela, o objetivo é suprir a fragilidade do país na área e disseminar boas práticas agrícolas. Ao discursar no lançamento do Plano Agrícola e Pecuário 2012/2013, Dilma disse também que o governo trabalha em um Plano Nacional de Armazenagem.

“Temos uma certa fragilidade na área de assistência técnica e extensão rural. O governo está construindo uma política para essas áreas e estamos pensando na criação de uma agência capaz de providenciar e de disseminar as melhores práticas a partir de protocolos e pacotes tecnológicos, criando e especializando um grupo de agentes públicos que terá ligação com os órgãos de extensão estaduais e cooperativas. Esse talvez seja um dos maiores desafios do meu governo”, disse ela na cerimônia.

Ao falar sobre a criação da agência, após a solenidade, o ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho, lembrou que o país dispõe da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) para fazer estudos na área. Segundo ele, o ramo da assistência técnica também precisa de um órgão específico. A ideia é que as duas agências trabalhem de forma articulada.

A extensão rural foi desativada - pelo ex-presidente Fernando Collor - com a extinção da Embrater no início dos anos 1990. Segundo o ministro da Agricultura e Pecuária, Mendes Ribeiro, o desenho da agência está pronto, mas o funcionamento ainda deve demorar.

FONTE: SOCIEDADE RURAL BRASILEIRA

Nenhum comentário: