terça-feira, 7 de agosto de 2012

União Europeia ameaça suspender importações de carne bovina brasileira


Motivo seria a adoção de aditivos promotores de crescimento nos animais


Autoridades da União Europeia anunciaram que o bloco de países pode deixar de comprar carne bovina do Brasil. A razão é o uso de dois aditivos farmacêuticos que promovem o crescimento do gado, e que foram liberados recentemente no país.Os produtos são da classe dos beta-agonistas (cloridrato de zilpaterol e ractopamina),e foram aprovados pelo Ministério da Agricultura no final de junho.

A reivindicação dos europeus é para que haja a comprovação da existência de um sistema de separação entre os animais produzidos com o uso desses produtos e os que não os utilizam, sendo os últimos os únicos que entrariam no mercado da Europa.

De acordo com Maria Gabriela Tonini, coordenadora técnica da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec), um protocolo já está sendo formulado em parceria com o Ministério da Agricultura para que seja comprovada a segregação da produção. “Estamos ajudando na produção desse protocolo, e logo isso deve ser entregue à União Europeia. Queremos garantir que os animais comercializados para lá não tenham o uso desses produtos”, diz. 

A expectativa é que o protocolo seja terminado o mais rápido possível, mesmo porque há pressão por parte dos laboratórios farmacêuticos, que pretendem logo iniciar a comercialização dos aditivos no mercado interno. O Governo já sinalizou que enquanto não houver aceitação das autoridades européias com relação ao sistema de segregação dos animais, os aditivos não serão comercializados no Brasil.

Fonte: Notícias Agrícolas // Thaís Jorge

Nenhum comentário: