domingo, 30 de setembro de 2012

Abrafrigo quer abrir mercado da Turquia para carne brasileira



Inflação de dois dígitos e o preço da carne que não para de subir deverá acelerar o processo para facilitar a importação do produto do Brasil




Cleber Gomes
Foto: Cleber Gomes
Turquia importa carcaças completas resfriadas de países fronteiriços, principalmente da Bulgária
Em conjunto com o Ministério da Agricultura, o Departamento Internacional da Associação Brasileira de Frigoríficos (Abrafrigo), participou de uma missão comercial que visitou a Turquia no início de setembro com finalidade de abrir as portas daquele país para a carne bovina brasileira. Atualmente, a Turquia importa carcaças completas resfriadas de países fronteiriços, principalmente da Bulgária, mas a inflação de dois dígitos e o preço da carne que não para de subir deverá acelerar o processo para facilitar a importação de carne bovina do Brasil.
– Nós solicitamos que o Ministério da Agricultura acelere o exame do texto de CSI - Certificado Sanitário Internacional, que está sendo feito no Dipoa/SDA/Mapa e que deverá ser enviado a Turquia – conta o presidente executivo da Abrafrigo, Péricles Salazar.
A entidade solicitou especial atenção do Ministério da Agricultura para os prazos de validade do produto brasileiro congelado.
– Os turcos estão acostumados a adquirir carnes frescas e, culturalmente, tem bastante desconfiança de prazos de validade. Temos que negociar um prazo praticável, de 90 a 120 dias, para que possamos colocar o produto naquele mercado – acrescenta o dirigente.
Outro ponto é a introdução do conceito de importar cortes uma vez que este mercado costuma importar e consumir carcaças com osso. Atualmente a Turquia produz 600 mil toneladas por ano de carne bovina, mas não é o suficiente para atender o consumo que está em elevação.
FONTE: RURALBR, COM INFORMAÇÕES DA ABRAFRIGO

Nenhum comentário: