domingo, 30 de setembro de 2012

Santa Catarina busca erradicar brucelose até 2015


Com a execução do Programa de Erradicação da Brucelose Bovina e Bubalina em Santa Catarina, a Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca dá mais um importante passo para a melhoria da qualidade sanitária de seus rebanhos. O Programa foi criado em 2012 e prevê ações no período de 2012 a 2019. A expectativa é de que no final de 2015, Santa Catarina obtenha o certificado de Livre de Brucelose Bovina e Bubalina pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).

Este ano, a ação prioritária está sendo a realização do inquérito soroepidemiológico, ou seja, um levantamento da ocorrência da enfermidade no Estado, por meio de uma amostragem em 1.653 propriedades rurais. Até setembro, 40% das coletas para diagnóstico já foram realizadas e a previsão é de que em dezembro o levantamento seja finalizado e divulgado os resultados encontrados.

O programa tem como objetivo a detecção de focos em propriedades com produção leiteira e de carne, entre animais que participam de eventos agropecuários e nas propriedades com atividades de turismo rural. Outras ações, como o controle de movimentação de bovinos e bubalinos e o saneamento de todos os focos de brucelose, estão sendo praticadas pela Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), com a indenização aos criadores que tiverem animais acometidos pela enfermidade por meio do Fundo Estadual de Sanidade Animal, mantido pela Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca.

A atividade viabiliza também a vacinação de fêmeas bovinas e bubalinas com uma moderna vacina denominada de Amostra RB51 em propriedades com foco de brucelose, naquelas que possuem vínculo com o foco ou que se sentem ameaçadas pela enfermidade e também naquelas que comercializam animais para outros estados ou países. O secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, João Rodrigues, lembra que a vacinação somente é realizada após avaliação e aprovação da Cidasc. “Será uma vacinação controlada, com a supervisão técnica da Cidasc”, afirma Rodrigues.

O Programa de Erradicação da Brucelose Bovina e Bubalina prevê, para o final de 2015, a suspensão da vacinação. Dessa forma, viabilizará a obtenção da certificação do Estado de Santa Catarina como Livre de Brucelose Bovina e Bubalina pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). O diretor de Qualidade e Defesa Agropecuária, Roni Barbosa, explica que o Programa dará maior garantia sanitária aos rebanhos, com proteção da saúde dos produtores rurais e também dos consumidores de carne, leite e seus produtos derivados.

A brucelose nos bovinos e bubalinos é causada por uma bactéria que provoca aborto e infecção uterina podendo levar à infertilidade. A enfermidade é transmissível para as pessoas, causando febre alta, comprometimento das articulações e infertilidade. A transmissão entre animais acontece, principalmente, por meio de pastagens contaminadas com restos de placenta de animais contaminados. As pessoas, especialmente do meio rural, podem ser contaminadas por contato com vacas e búfalas com a enfermidade que sofreram abortos ou retenção de placenta. O diretor Roni Barbosa alerta que não existe risco no consumo de carnes, leite e derivados quando inspecionados pelo Serviço de Inspeção Municipal, Estadual ou Federal.

Fonte: Agrolink – a informação é do Governo do Estado de Santa Catarina

Nenhum comentário: